InícioOutrosMIT expande cursos sobre mudanças climáticas e oferece aulas gratuitas online

MIT expande cursos sobre mudanças climáticas e oferece aulas gratuitas online

Mariane Roccelo - 25/08/2021
Comentários:

O número de matérias no MIT sobre sustentabilidade e mudanças climáticas cresceu significativamente nos últimos anos, é o que afirma a instituição em uma publicação na última terça-feira (24). O aumento acompanha a crescente atenção do mundo para os efeitos nocivos do aquecimento global. Atualmente, são mais de 120 disciplinas sobre o tema disponíveis para os alunos.

Nos últimos anos, pesquisadores do MIT desenvolveram diversas disciplinas e atividades relacionadas à temática nos vários campos de estudo da instituição. De acordo com o mapeamento feito pela gerente do programa de educação da Iniciativa de Soluções Ambientais do MIT, Sarah Meyers, as cerca de 120 disciplinas estão espalhadas em 23 departamento acadêmicos das áreas de clima, meio ambiente e princípios de sustentabilidade.

Leia também: Talibã e mulheres: entenda a relação do grupo com o acesso à educação universal

Capacidade de impactar positivamente 

De acordo com Sarah, como grande parte dos alunos “serão líderes em seus campos”, “educar a próxima geração é a maneira mais importante de o MIT ter um impacto sobre os desafios ambientais do mundo”.

O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirma que os efeitos do aquecimento global já chegaram e “alguns extremos de calor recentes observados na última década teriam sido extremamente improváveis de ocorrer sem a influência humana no sistema climático”. A influência humana no comportamento do meio ambiente foi comprovada pelos cientistas.

Novo perfil de estudantes

Megan Xu, senior da cadeira de engenharia biológica e assessoria do Comitê de Sustentabilidade da Associação de Graduados, explica um dos motivos para o crescimento. “Como estudantes que cresceram sabendo que a mudança climática é real e testemunharam desastres climáticos após desastres, sabemos que este é um grande problema que precisa ser tratado por nossa geração”.

Cursos e aulas disponíveis online gratuitamente

Na plataforma MIT Open Courses, há alguns cursos e materiais disponíveis gratuitamente sobre sustentabilidade e mudança climática. A seguir, selecionamos alguns dos programas disponíveis que trabalham especificamente temas relacionados ao aquecimento global. Infelizmente, todos são oferecidos somente em inglês. Acesse aqui para conferir todos os programas do MIT Open Courses.

Leia também: De Harvard à Oxford: os melhores cursos gratuitos online

MIT Climate Portal

O curso é oferecido de forma online através do podcast TILclimate (disponível aqui), que atualmente está na 3ª temporada. O objetivo é informar e capacitar o público sobre a “complexa questão das mudanças climáticas”. O podcast fica disponível no site Portal do Clima,  “uma casa online para informações oportunas e baseadas na ciência sobre as causas e consequências das mudanças climáticas”, afirma a instituição.

Climate Science, Risk & Solutions: A Climate Primer

No formato online, o programa é oferecido através do Climate Primer, um portal interativo e bastante completo que resume as “linhas de evidências mais importantes para as mudanças climáticas causadas pelo homem” e “confronta as questões mais difíceis sobre a incerteza em nossas projeções” para permitir o planejamento de ações futuras.

Climate Action Hands-On: Harnessing Science with Communities to Cut Carbon

As aulas do programa com duração de cerca de 1 hora cada foram gravadas e disponibilizadas na plataforma. O curso explora “como a ciência cidadã pode apoiar ações comunitárias para combater as mudanças climáticas” com foco no vazamentos no sistema de gás natural “uma importante fonte de emissões de metano e um poderoso contribuinte para a mudança climática”. O curso teve duração de quatro semanas e foi organizado pelo ClimateX e Fossil Free MIT, com apoio da National Science Foundation.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados