InícioBolsas de EstudoEscola de negócios ESSEC oferece bolsas para brasileiros e estágios remunerados na...

Escola de negócios ESSEC oferece bolsas para brasileiros e estágios remunerados na França

Mariane Roccelo - 25/08/2021
Comentários:

A ESSEC Business School (Escola Superior em Economia e Negócios) é uma das melhores escolas de negócios e gestão do mundo. Com opções de programas em inglês e francês, os cursos de graduação e pós-graduação mesclam ensino e experiência profissional. Para brasileiros, a instituição francesa oferece bolsas de estudos que podem cobrir até 40% das mensalidades.

Os programas de mestrado em Gestão de Dados, Análise de Negócios e Estratégia e Gestão de Negócios Internacionais estão em 3° lugar nos rankings QS por assunto. Já o Bacharelado em Administração e Negócios (BBA) ocupa a 1ª posição na França do ranking Le Point.

Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência

O que os programas da ESSEC incluem

O currículo da ESSEC inclui estágios obrigatórios e remunerados que podem ser realizados internacionalmente. Assim, os alunos adquirem experiência profissional já durante o curso, o que garante maior empregabilidade após formados. De acordo com a instituição,      100% dos estudantes do mestrado em Finanças, por exemplo, conseguem empregos em até 3 meses após concluírem os estudos.  

No mestrado em Administração, assim como no programa de graduação em Administração de Negócios, os estudantes podem optar por realizar uma alternância entre aulas e estágios, na qual uma parte do tempo estudam e na outra trabalham. Em contrapartida, as empresas custeiam as mensalidades da ESSEC. Esse modelo de curso permite que os jovens adquiram experiência profissional durante os estudos na França. Além disso, o trabalho é remunerado e tem a duração mínima de 2 anos.           

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como é fazer um mestrado na ESSEC

“Quando decidi estudar fora, procurei por escolas que se alinhavam com o meu perfil e que proporcionariam a possibilidade de estudar e trabalhar no exterior”, explica Thais Rodrigues Alves, recém formada em Mestrado em Gestão pela ESSEC. 

Com uma experiência profissional prévia de 3 anos no Brasil, ela conta que o Master in Management, programa criado na Europa para ajudar recém-formados a acelerarem a carreira, foi a melhor opção. O que pesou na decisão da estudante foi a boa colocação do curso nos rankings internacionais e o “ritmo misto, onde você estuda, trabalha e tem seus estudos financiados pela empresa”.

Uma das oportunidades que o curso ofereceu para Thais foi a possibilidade de trabalhar para uma empresa alemã que financiou todos os estudos dela. Intercalando 6 meses de trabalho e 6 meses de estudo através do programa francês apprentissage, ela conta que pôde “aplicar grande parte do aprendizado teórico da sala de aula à vida profissional”. Segundo ela, esses fatores tornaram a experiência no exterior ainda mais intensa. 

Salas de aulas com alunos de todo o mundo

A variedade de nacionalidades presentes nas salas de aula da ESSEC ampliam a rede de contatos profissionais e aprimoram conhecimentos sobre as diferentes culturas do      mundo. Thais conta que no programa pôde desenvolver habilidades de gestão e liderança “de uma forma complementar ao que aprendeu no Brasil” graças ao foco na formação interdisciplinar de gestores. 

Leia Também: 6 bibliotecas digitais gratuitas para você enriquecer seu projeto

Com aulas expositivas e estudos de caso, o currículo do curso inclui conhecimentos de diversas áreas, como marketing, finanças, contabilidade, gestão de pessoas, estratégia, vendas, além de atualidades, como desenvolvimento sustentável, transformação digital, diversidade e inclusão.

Sobre morar na França, Thais conta que um aspecto que se destacou durante o convívio com os franceses foi como eles valorizam a qualidade de vida e experiências culturais. Segundo ela, os serviços públicos são para todos, “a França dá muito suporte aos estudantes, que inclui acesso a cuidados de saúde de qualidade gratuitamente, transporte e auxílio moradia”. Para quem pensa em trabalhar e estudar no país, ela explica que, atualmente, devido à retomada da economia, há um boom de oportunidades no mercado de trabalho.

Fazer intercâmbio durante a formação

Os programas da ESSEC oferecem diversas possibilidades de experiências com estudantes e profissionais de todo o mundo. Thiago Tostes, aluno do último período do programa de Bacharelado em Administração de Negócios, conta que ao longo dos 4 anos estudou e trabalhou em 4 continentes e fez amizade com pessoas de mais de 50 países. “Esse é o valor de um currículo internacional”, afirma.

Segundo Thiago, o aprendizado que um programa em negócios dá vai além do mundo dos negócios. Ele conta que entrou e está concluindo o programa com o objetivo de trabalhar em outra área e se tornar um diretor de cinema. Segundo o estudante, com as noções de marketing e economia aprendidas, além das experiências de vida e profissionais, agora ele possui as ferramentas e o mindset certos para encarar qualquer desafio pela vida. “Decidi fazer um mestrado de um ano para me profissionalizar e entrar mais facilmente no mundo do trabalho”, conta.

Leia também: Assine nossos canais e receba primeiro as melhores bolsas e dicas de estudo

Assim como Thais, Thiago explica como a França é um país extremamente rico em cultura. “Não podemos esquecer do fato que o campus fica a 35 minutos da cidade mais linda do mundo, Paris”. 

Programas oferecidos pela ESSEC

Para graduação, a Escola oferece o Global Bachelor in Business Administration (Bacharelado em Administração de Negócios), o BBA. O curso inclui experiências internacionais, como intercâmbios acadêmicos e mobilidade entre os 3 campus da ESSEC, localizados na França, Cingapura e Marrocos. O programa também oferece oportunidades profissionais com, pelo menos, 10 meses de estágio. A mensalidade anual do BBA para 2021 é de 13.750 euros.

De acordo com a ESSEC, na pós-graduação, “100% dos nossos alunos encontraram estágios remunerados durante o programa”, incluindo cargos em empresas, como Amazon, Chanel e L’Oréal. O custo médio anual de um mestrado é de 25 000 euros. Os programas de mestrado oferecidos são: 

Todos os brasileiros admitidos na ESSEC podem se qualificar para receber uma bolsa de estudos de 30% ou 40%. De acordo com a instituição, as bolsas “têm como objetivo distinguir os alunos que se destacaram a nível acadêmico e são atribuídas pelo júri de admissão a cada sessão de admissão”.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados