InícioBolsas de EstudoBolsas integrais para mestrado em literatura comparada pelo Erasmus Mundus

Bolsas integrais para mestrado em literatura comparada pelo Erasmus Mundus

Gustavo Sumares - 27/10/2020
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o programa de mestrado Crossways in Cultural Narratives. O programa da Erasmus Mundus, elaborado em consórcio por 12 universidades europeias, é uma espécie de fusão de cursos de literatura comparada e estudos de mídia, e oferece bolsas integrais da modalidade Erasmus+. As bolsas integrais para mestrado em literatura comparada tem tem inscrições até 24 de janeiro.

Sobre o programa

A ideia do programa é estudar como a literatura, a mídia e outros discursos dialogam com as culturas locais. Para isso, os estudantes passam por três dentre 12 universidades possíveis durante os dois anos de duração do programa. Dentre as escolas, há opções em Portugal, Itália, França, Reino Unido, Espanha, Canadá, Argentina, Alemanha, México e até mesmo no Brasil.

No primeiro semestre, estudam os fundamentos teóricos e de pesquisa sobre o tema; no segundo, estudam a literatura e outros textos do destino escolhido. No terceiro semestre analisam a relação entre as artes e outros aspectos da sociedade, e no quarto dedicam-se à sua tese. Mais informações sobre o programa podem ser vistas aqui.

Benefícios da bolsa

As bolsas Erasmus+ oferecidas cobrem integralmente os custos de participação no programa (que são de 14 mil euros, ou cerca de R$ 62 mil, pelos dois anos do mestrado). Também incluem uma mesada de 1.000 euros para ajudar com o custo de vida, 3.000 euros por ano para passagens aéreas, seguro de saúde e auxílio-instalação de 1.000 euros durante o primeiro mês do programa.

Como uma das universidades possíveis de se estudar durante esse mestrado é no Brasil, vale apontar uma regra das bolsas Erasmus+. O valor mensal de auxílio com os custos de vida não é pago caso o estudante esteja em seu país de residência.

Além disso, caso o estudante passe mais de três meses fora dos países participantes do programa Erasmus Mundus (caso da Argentina, por exemplo), a bolsa deixará de ser paga e só voltará a ser paga quando ele voltar aos países participantes.

Como concorrer às bolsas integrais de mestrado em literatura comparada

Para se inscrever para as bolsas integrais de mestrado em literatura comparada, é necessário já ter concluído a graduação em alguma área relacionada. Artes, Letras e Ciências Sociais são alguns dos campos indicados pelo programa como adequados.Além disso, é necessário comprovar proficiência de nível B2 nos idiomas das universidades escolhidas. Além do inglês, os idiomas possíveis são português, espanhol, italiano, francês e alemão.

As inscrições são feitas online por meio deste link. DUrante o procedimento, o candidato poderá escolher a “trilha” que deseja seguir no mestrado, ou seja, as universidades em que deseja estudar. Também será necessário providenciar cópias digitais dos seguintes documentos:

Mais informações sobre a candidatura podem ser vistas nesta página. As inscrições para a bolsa podem ser feitas até o dia 24 de janeiro. As aulas do mestrado terão início em setembro de 2021.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados