InícioBolsas de EstudoPrograma Erasmus tem mestrado em energia sustentável com bolsas integrais

Programa Erasmus tem mestrado em energia sustentável com bolsas integrais

Gustavo Sumares - 28/10/2020
Comentários:

O mestrado DENSYS (Decentralised smart ENergy SYStems) está recebendo inscrições até 29 de janeiro de 2021. Trata-se de um mestrado em energia sustentável com dois anos de duração que faz parte do programa Erasmus Mundus, e que oferece bolsas integrais para candidatos brasileiros.

As bolsas que o programa a brasileiros oferece são da modalidade Erasmus+ para países parceiros. Elas cobrem totalmente os custos do mestrado e ainda oferecem um valor mensal de mil euros para as despesas do estudante na Europa. Incluem também um valor anual de 3 mil euros para passagens aéreas e um auxílio-instalação de mil euros para o primeiro mês do estudante na Europa.

Como é o programa?

O DENSYS é um mestrado organizado em conjunto por universidades na França, Espanha, Itália e Suécia. Os dois primeiros semestres do programa acontecem na Universidade de Lorraine, na França.

Para o terceiro semestre, os alunos podem escolher entre três especializações, e estudar em universidades na Suécia, Espanha ou Itália, de acordo com a trilha escolhida. Mais informações sobre o currículo de estudos podem ser vistas nesta página.

Em todos os casos, o foco do programa é analisar e criar sistemas descentralizados de fontes sustentáveis de energia. O mestrado pretende formar profissionais capazes de arquitetar e construir tais sistemas, além de pesquisadores que possam criar novas tecnologias para eles e avaliar as melhores oportunidades para suas aplicações.

 

Esses conhecimentos são importantes, segundo o programa, porque tais sistemas descentralizados serão essenciais para criar uma rede elétrica global mais sustentável. Também por esse motivo, os estudantes aprenderão também sobre aspectos não-técnicos desses sistemas, como sua aceitação social, impacto nos territórios e novos modelos de negócios.

Como se candidatar ao mestrado em energia sustentável

Para poder se candidatar, é necessário já ter concluído a graduação em alguma área da engenharia, ou em alguma área de ciências. Alunos que estudaram ciências devem ter também créditos nos seguintes cursos: termodinâmica aplicada, transferência de calor, dinâmica dos fluidos e matemática e métodos numéricos.

A lista de documentos necessários para se candidatar inclui os seguintes requisitos:

  • Histórico acadêmico;
  • Carta de motivação;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Um vídeo curto (de 3 a 5 minutos) no qual o candidato se apresenta e conta seus objetivos e motivos para se candidatar.

Também é necessário comprovar proficiência em inglês por meio dos certificados TOEFL, IELTS, CAE ou CPE. Mais informações sobre os requisitos e procedimentos para candidatura podem ser vistas neste link.

A candidatura pode ser feita por meio deste link. É importante lembrar que durante o processo o candidato deve deixar claro que pretende concorrer a uma bolsa Erasmus+. As inscrições vão até 29 de janeiro de 2021, e os estudantes selecionados serão notificados até a metade de maio.

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados