InícioUniversidadesConheça as melhores universidades para estudar psicologia

Conheça as melhores universidades para estudar psicologia

Priscila Bellini - 03/08/2018
Comentários:

Quem procura boas instituições de ensino no exterior, seja para graduação ou pós, pode recorrer aos rankings internacionais como ponto de partida. Todos os anos, tais listagens elencam as escolas mais prestigiadas e com melhor desempenho do mundo. Além da classificação geral, há informações variadas de acordo com áreas. Para quem deseja estudar psicologia, o QS ranking oferece boas referências de instituições americanas e europeias.

Isso porque universidades dessas regiões costumam dominar as listagens mundiais. Nesse caso, por exemplo, o pódio apresenta dois nomes conhecidos em solo americano – Harvard e Stanford – e um da terra da rainha – Cambridge.

Conheça as melhores universidades para estudar psicologia

#1 Universidade Harvard

A mais prestigiada das universidades americanas conquista, mais uma vez, o topo do pódio. O Departamento de Psicologia oferece várias opções de pós-graduação e, ainda, uma concentration na área para os alunos de graduação. Para ter uma ideia, o campo está entre os preferidos dos universitários ao escolherem majors e minors em Harvard.

O bom desempenho do setor vem de uma longa tradição, que começou em 1878. Naquele ano, a escola americana concedia o primeiro diploma de doutorado na área, ao americano Granville Stanley Hall. Atualmente, o departamento é conhecido pelo foco em pesquisa e tem um sistema de seleção bastante rigoroso de candidatos.

Entre as recomendações para estudar psicologia em Harvard, como aluno de PhD, estão boas notas no GRE e excelente histórico acadêmico. Além disso, ter interesses de pesquisa compatíveis com os professores e experiência na área também conta pontos.

#2 Universidade Stanford

A instituição ficou conhecida pela conexão com o Vale do Silício, mas tem muito mais a oferecer. Para os que desejam estudar psicologia, então, é um prato cheio. Os primeiros passos do departamento foram dados em 1892, com a chegada do professor Frank Angell à instituição. Hoje, conta com um programa forte de graduação e opções de pós, incluindo doutorado.

Entre os focos do departamento, atualmente, estão campos como a psicologia neurológica e ciências cognitivas. Para conseguir uma vaga no programa de PhD de Stanford, é necessário comprovar experiência em pesquisa e bom desempenho acadêmico. Não é necessário, entretanto, ter graduação na área.

#3 Universidade de Cambridge

Em terceiro lugar, está a Universidade de Cambridge, uma das mais prestigiadas do Reino Unido. O primeiro laboratório criado para a área foi aberto em 1913, e desde então o departamento se consolidou dentro da instituição britânica. Atualmente, é possível estudar psicologia em Cambridge já na graduação, ou optar pelo doutorado, que é focado em pesquisa e dura três anos.

As applications para pós começam em setembro e exigem que os candidatos submetam uma série de documentos. Primeiro, é necessário selecionar e contatar um possível orientador na instituição. Depois, chega o momento de enviar itens como cartas de recomendação e histórico acadêmico. Além disso, é necessário elaborar uma proposta de pesquisa.

Para conferir o ranking completo de melhores universidades para estudar psicologia, basta acessar o site do QS Ranking.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados