InícioGraduaçãoConfira a redação que levou este jovem a ser aceito por Stanford

Confira a redação que levou este jovem a ser aceito por Stanford

Nathalia Bustamante - 31/01/2017
Comentários:

Aos 11 anos, Daniel Ferreira começou a descobrir sua paixão por programação. Através de um chat online e de muitos (muitos!) tutoriais, ele aprendeu sozinho a programar e, ainda no Ensino Médio, passou a trabalhar para uma empresa nacional de meios de pagamento. “Aprendi errando tanto que, em um certo momento, já não tinha mais o que fazer que desse errado”, ri ele.

Ao mesmo tempo, Daniel Ferreira também descobria sua paixão por História e Ciências Sociais. Participando de Olimpíadas de História do Brasil e Modelo de Nações Unidas, ele descobriu a importância da compreensão histórica e o poder da retórica.

No terceiro ano do Ensino Médio, estudando em uma escola alemã na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, Daniel parecia ter dois caminhos possíveis: humanas ou exatas. Assim, irreconciliáveis. “Mas eu percebi que era a divisão restrita das disciplinas nas universidades do Brasil que me forçavam a escolher entre duas das minhas paixões, uma decisão que eu precisaria seguir pelo resto da minha vida – mesmo sabendo que não apenas era possível, mas também conveniente, combiná-las”, explica ele.

Uma combinação que o currículo multidisciplinar de universidades americanas lhe permitiria com facilidade. “Um programador de humanas”, era o que ele se propôs a ser. E é deste trânsito entre áreas que Daniel fala em seu Personal Statement, que conquistou nada menos que a Universidade de Stanford.  Em setembro, Daniel embarca para o Vale do Silício, pronto para explorar possibilidades de majors e minors diversos, mas complementares.

Quer saber como Daniel contou a história deste dilema na sua application? Confira aqui o seu Personal Statement, tanto em sua versão original, em inglês, como na tradução realizada pelo Estudar Fora.

Clique aqui e baixe o Personal Statement de Daniel!

 

Leia também:
Quer estudar nos EUA? Então, siga suas paixões!
Prep Scholars: 35 aprovações em Universidades da Ivy League
Confira a redação de jovem mineiro disputado por Harvard e outras 6 universidades americanas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados