InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeBolsas de intercâmbio acadêmico no Japão exclusivas para mulheres

Bolsas de intercâmbio acadêmico no Japão exclusivas para mulheres

Marcela Marcos - 13/03/2024
Comentários:

A Japanese Association of University Women abriu inscrições para o programa anual de bolsas de intercâmbio acadêmico no Japão. Voltada para mulheres que já tenham mestrado em sua área de atuação, a iniciativa aceita candidaturas até 31 de março.

Serão duas bolsistas escolhidas, de qualquer área do conhecimento, para fazer intercâmbio acadêmico no Japão por um período de 4 a 6 meses. O período no país asiático deve acontecer entre outubro de 2024e março de 2025, obrigatoriamente. As candidatas devem encontrar sozinhas um instituto ou universidade anfitriã no Japão. No momento da inscrição, devem enviar uma carta de aceite. 

Quais os benefícios das bolsas para pesquisadoras

Na prática, o apoio financeiro oferecido pela JAUW é definido como “grant”. O valor dado a cada bolsista vai de 500 mil a um milhão de ienes (moeda japonesa, o que dá mais ou menos R$ 16.850 a R$ 33.700 na cotação atual). A quantia destina-se a despesas de manutenção no país e passagens aéreas de ida e volta.

E mais: As principais bolsas de estudos para mulheres

Como contrapartida, as pesquisadoras selecionadas para o intercâmbio acadêmico no Japão devem fazer uma apresentação sobre sua pesquisa na sede da JAUW e entregar um relatório que tenha entre 500 e 700 palavras ao final do período das bolsas.

Como se inscrever para o intercâmbio acadêmico no Japão

O processo de candidatura exige uma série de documentos da estudante, que deve encaminhá-los pelo correio para a sede da associação japonesa. A lista completa de documentos exigidos pode ser vista neste documento. O endereço para envio é o seguinte:

International Fellowship Committee
Japanese Association of University Women
11-6-101 Samoncho, Shinjuku-ku, Tokyo 160-0017, JAPAN

Entre as informações necessárias, estão dados pessoais básicos (como idade, que não deve ser superior a 45 anos), histórico acadêmico, detalhes sobre experiências profissionais e dados sobre a proficiência em inglês. Os documentos devem ser enviados de acordo com padrões disponibilizados pela própria organização, que podem ser vistos e baixados aqui.

Como o intercâmbio acadêmico no Japão tem um período limitado, também é preciso estipular datas previstas para permanência no país e descrever como será a pesquisa desenvolvida.

Leia também: Quer estudar no Japão? Conheça as 3 melhores universidades

Além disso, é necessário apresentar informações sobre a instituição de ensino japonesa que receberá a estudante, e submeter a carta de aceite emitida pela entidade. Outros detalhes do processo incluem uma listagem de publicações acadêmicas, como artigos, capítulos e livros completos. As inscrições vão até 31 de março!

Quer saber mais sobre oportunidades de pesquisa no exterior? Confira o guia gratuito!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados