InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosInstituto Ling promove bolsas de mestrado no exterior

Instituto Ling promove bolsas de mestrado no exterior

Lecticia Maggi - 05/03/2024
Comentários:

O Instituto Ling está com inscrições abertas até o dia 8 de abril para bolsas de estudo para cursos de mestrado no exterior nas áreas de Direito e Administração. As bolsas de pós-graduação são oferecidas por meio dos programas Start MBA / MPA (voltados para estudantes de Administração ou Administração Pública) e LLM (para estudantes de Direito) do instituto.

Para concorrer, é preciso já ter sido selecionado pelo programa de interesse – MBA, MPA ou LLM – em universidades de primeira linha no exterior. As bolsas de estudos são parciais e variam de acordo com a classificação do candidato no processo seletivo e com a sua necessidade financeira. O resultado será divulgado no começo de julho. Excepcionalmente, para candidatos com carta de aceitação datada entre 8/abril e 3/maio, o envio pode ser feito até 3/maio.

Leia também: MBA Internacional: como é a experiência e como ela pode impactar sua carreira

O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro.

Como se candidatar

Os interessados em participar do processo seletivo precisam enviar através de um formulário online cópias do currículo e do application (incluindo as redações); uma carta de apresentação pessoal de até duas páginas, na qual explique por que está solicitando a bolsa de estudos e por que se julga merecedor do benefício; carta de recomendação; um mapa geral de custos do programa pretendido e um texto respondendo à questão: “Que reformas institucionais seriam necessárias para tornar o Brasil um país mais justo e progressista?”. Além disso, é preciso enviar um vídeo de 60 a 90 segundos com o seguinte tema: “Como você pretende contribuir para o desenvolvimento do Brasil e para a rede do Instituto Ling?”.

 

O processo seletivo é composto por três etapas: análise da documentação enviada, entrevista individual e dinâmica em grupo com os diretores do instituto. Além de identificação com os valores do Instituto Ling, o candidatos devem demonstrar excelência acadêmica, potencial de liderança e espírito empreendedor. Acesse o site do Instituto e saiba mais.

Vale notar também que as bolsas que o instituto oferece provêm de um fundo financeiro mantido com o apoio dos próprios bolsistas. Os contemplados assumem o compromisso moral de, ao concluírem os estudos e retornarem ao mercado de trabalho, doarem a este fundo valor equivalente ao recebido, possibilitando que novos participantes usufruam da mesma oportunidade que lhes foi concedida.

Leia também: O que define um bom desempenho acadêmico para as universidades?

Sobre o Instituto Ling

Fundado em 1995 por iniciativa do casal Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling, o Instituto Ling tem como objetivo contribuir para a transformação da sociedade brasileira através de investimentos em educação. Desde sua criação, já concedeu mais de 230 bolsas de estudo para cursos de pós-graduação no exterior.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados