InícioColunistasIELTS: como é a prova e como se inscrever?

IELTS: como é a prova e como se inscrever?

Colunista do Estudar Fora - 01/06/2017
Comentários:

Para muitos estudantes que desejam estudar no exterior a ideia de ter que fazer uma prova de proficiência em inglês é intimidadora. O melhor jeito de superar qualquer sentimento negativo em relação às provas é conhecer mais sobre elas. Se você precisa ou está pensando em fazer a prova do IELTS, esse artigo é para você.

Qual prova do IELTS devo fazer?

Se você começou a pesquisar agora sobre a prova do IELTS essa pergunta pode te parecer estranha, mas há dois tipos de prova do IELTS: Academic e General. Para estudar em universidades no exterior, você deve fazer o IELTS Academic e esse será nosso foco aqui.

Como é a prova do IELTS Academic? Uma visão geral.

A prova do IELTS é dividida em 4 seções: Listening, Reading, Writing e Speaking. Ela é uma prova feita em papel e a seção do Speaking é feita cara a cara com o avaliador. É muito importante saber que a prova pode ser dividida em dois dias, o que é bem comum.

Diferentemente de outras provas de proficiência como o TOEFL IBT, as seções de Listening e Reading não apresentam apenas questões de múltipla escolha. Há questões em que você deve completar com a informação pedida. Essas questões não correspondem a maioria de questões dessas seções, mas nelas você deve ter atenção redobrada porque erros de ortografia fazem com que a questão seja considerada incorreta. Não há meio certo.

Na seção do Writing, você terá que escrever duas redações: uma analisando um gráfico ou uma tabela e outra dando sua opinião sobre um tema. Na seção do Speaking, você responderá perguntas pessoais. Você falará da sua rotina, dos seus hábitos e gostos. Você também poderá ser perguntado sobre coisas mais específicas como uma festa que foi, ou uma viagem que fez. E por último você falará sobre temas mais abrangentes como cultura no Brasil, educação, valores da sociedade em que vive, dentre outros, sempre colocando sua opinião. A seção do Speaking dura em média entre 11 e 14 minutos.
Você pode conferir no site oficial do IELTS modelos para cada seção da prova:

Onde se inscrever e o que você precisa saber sobre o dia da sua prova

A inscrição para a prova do IELTS é feita online no site do British Council . Algumas unidades da Cultura Inglesa também aplicam a prova. No site do IELTS é possível encontrar uma lista com as unidades aplicadoras e fazer sua inscrição.

Ao se inscrever na prova, você escolherá a melhor data para você. A seção de Speaking é feita separadamente e pode ser feita no mesmo dia das demais seções (Listening, Reading e Writing) na parte da manhã. É comum, entretanto, que a seção do Speaking seja feita no dia anterior ou posterior as demais seções. Ou seja, se você agendou sua prova para uma sexta, pode ser que a seção do Speaking seja na quinta ou no sábado pela manhã. As seções de Listening, Reading e Writing serão feitas na parte da tarde (início às 13h). A informação de como sua prova será dividida (se ela será toda em um mesmo dia ou não) é feita por e-mail geralmente na semana que antecede a prova.

Espero que agora que você sabe mais um pouco sobre a prova, você se sinta mais seguro e confiante para fazê-la. Não hesite em deixar seu comentário nos dizendo o que você achou desse artigo. Se você tiver dúvidas, deixe-as abaixo. Será um prazer te ajudar!

Leia também: FCE, CPE, CAE… Conheça os certificados de Cambridge 

Sobre a Autora

Fernanda Frattarola é formada em Letras (Português / Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Assim como grande parte dos nossos leitores, Fernanda sempre teve o sonho de morar e estudar fora. Em 2006, ela fez um intercâmbio para os EUA e em 2011 fez outro para a Irlanda. Desde 2013 Fernanda se dedica a preparação online de alunos para as provas de proficiência do TOEFL e IELTS. Confira seu site!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados