InícioPreparaçãoCursosEste curso online de autoconhecimento vai ajudar na candidatura a universidades

Este curso online de autoconhecimento vai ajudar na candidatura a universidades

Nathalia Bustamante - 30/05/2017
Comentários:

A seleção para boa parte das universidades no exterior é padronizada e holística. Isto quer dizer que o candidato é avaliado tanto por seu desempenho acadêmico quanto por seus interesses e sua trajetória, pessoal e profissional.

Ser avaliado como um todo é justamente um dos maiores desafios para brasileiros, pouco acostumados a refletir sobre como seus interesses e atividades são complementares à sua formação. E esta reflexão é importante não apenas para um bom resultado no processo de application, mas também para uma boa decisão de curso e universidade de destino. “São muitas questões que precisam ser levadas em conta além de ‘vou estudar na melhor escola’. A melhor escola disso ou daquilo pode não ser a melhor escola para você”, argumenta a psicóloga Andrea Tissen, especialista em educação internacional. Para ela, encontrar a universidade com o seu perfil é resultado de muitas conversas e de profundo autoconhecimento.

Pensando nisso – e aproveitando muito da experiência de sucesso do Prep Estudar Fora, que obteve mais de 95% de aprovação em universidades do exterior – a Fundação Estudar lançou seu primeiro curso no formato de ensino à distância (EAD), o Autoconhecimento Online. O Curso foi desenhado para ajudar você a olhar para sua trajetória e extrair mais aprendizados sobre quem você é.

Durante o curso, são propostas reflexões sobre o seu passado e o seu presente, usando essas experiências como ponto de partida para encontrar um caminho futuro que represente – de fato – quem você é. Com vagas limitadas em cada edição, o Autoconhecimento Online tem duas semanas de duração e conta com mentores e desafios para transformar seu modo de pensar e agir – e na hora que for mais conveniente para você, já que o conteúdo e as interações são todas por via digital.

E o melhor: como parte da campanha “Você Muda, Tudo Muda”, da Fundação Estudar, leitores do Estudar Fora poderão fazer o curso completamente de graça. Ao se inscrever através desta página com o código estudarfora_0617, você receberá isenção total do valor do curso – R$ 199,00. O código é válido por tempo limitado, então não perca esta chance!

Inscreva-se aqui

Essays: as redações que olham para passado e futuro

Outro ponto determinante para o sucesso do candidato é o seu desempenho ao fazer as redações exigidas. A quantidade de textos pode variar por universidade mas, em geral, é preciso que o candidato faça pelo menos o Personal Statement. Outras universidades fazem perguntas mais específicas, como “Por que você escolheu esta universidade?” ou “Como você pode contribuir com a comunidade acadêmica?”.

Para estas perguntas, estar munido de informações sobre a instituição escolhida é fundamental. Respostas que foquem apenas na reputação da escola ou na empregabilidade entre seus ex-alunos podem ser consideradas superficiais. O ideal, aqui, é aprofundar nas suas áreas de interesse, na comunidade acadêmica e quais aspectos da vida naquela instituição contribuirão para a sua formação como pessoa e profissional.

Também para esta necessidade o Autoconhecimento Online oferece uma solução: além de dois módulos focados em “estabelecer um norte” e “entender suas memórias”, as missões estabelecidas ao final de cada aula vão ajuda-lo a colocar suas ideias no papel e entender melhor suas prioridades, necessidades e propósito.

Ficou interessado?

Acesse a página do Autoconhecimento Online e inscreva-se gratuitamente com o código estudarfora_0617.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados