//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoSeção de reading do IELTS: administrar o tempo é o segredo

Seção de reading do IELTS: administrar o tempo é o segredo

Lecticia Maggi - 24/10/2015
Comentários:

Por Vivian Carrer Elias

O International English Language Testing System, ou simplesmente IELTS, é o exame de proficiência em inglês mais popular no mundo. Aplicado em 140 países, é aceito por mais de 9.000 organizações, incluindo universidades, instituições governamentais e agências de emprego. É também aceito para a emissão de vistos no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas fazem o teste, que avalia as habilidades dos candidatos em quatro áreas: listening, reading, writing e speaking.

A seção de reading é considerada por especialistas a mais exigente da prova por ter textos longos e questões de diferentes tipos. Por isso, saber administrar o tempo é fundamental. “Para conseguir uma boa nota na seção de reading, o estudante precisa acostumar-se a ler em inglês”, diz Ana Virginia Kesselring, especialista na preparação de candidatos para testes internacionais.

Segundo a professora, há diferentes formas de fazer essa etapa do teste. “Fazer simulados é importante para descobrir o que funciona melhor para você”, diz. “Algumas pessoas preferem ler o enunciado das questões antes do texto; já outras preferem, primeiro, ler o texto rapidamente. O importante é sempre ler pelo menos o início e o fim de cada parágrafo para ter uma ideia geral do assunto abordado em cada um”, destaca.

Divisão da seção de reading

Essa etapa é formada por 3 textos que somam entre 2.150 e 2.750 palavras. Todos os artigos são autênticos e foram retirados de livros, jornais, revistas, etc. Em geral, eles abordam algum tópico acadêmico, mas não são escritos por especialistas. Os textos podem ser tanto analíticos como descritivos. No final de cada artigo, há diferentes tipos de questões referentes a ele. Ao todo, são 40 perguntas.

Os tipos de questão:
1.
Múltipla escolha;
2. Questões de respostas curtas, geralmente com limite no número de palavras;
3. Identificar informações como falsas ou verdadeiras;
4. Completar frases, tabelas e gráficos;
5. Associar duas informações correspondentes.

Veja, abaixo, o trecho de um texto da seção de reading do IELTS e uma questão referente ao artigo. Os exemplos foram retirados do site oficial da prova.

All these activities may have damaging environmental impacts. For example, land clearing for agriculture is the largest single cause of de forestation; chemical fertilisers and pesticides may contaminate water supplies; more intensive farming and the abandonment of fallow periods tend to exacerbate soil erosion; and the spread of monoculture and use of high yielding varieties of crops have been accompanied by the disappearance of old varieties of food plants which might have provided some insurance against pests or diseases in future.

Soil erosion threatens the productivity of land in both rich and poor countries. The United States, where the most careful measurement shave been done, discovered in 1982 that about one-fifth of its farm land was losing top soil at a rate likely to diminish the soil’s productivity. The country subsequently embarked upon a program to convert 11 per cento fits cropped land to meadow or forest. Topsoil in India and China is vanishing much faster than in America.

Questão: Research completed in 1982 found that in the United States oil erosion: 

A reduced the productivity of farmland by 20 per cent.
B was almost as severe as in India and China.
C was causing significant damage to 20 per cent of farmland.
D could be reduced by converting cultivated land to meadow or forest.

Como conquistar uma boa nota nessa etapa?

1. Olhe rapidamente o enunciado das questões antes de ir para o texto, assim saberá quais informações precisar procurar durante a leitura.
2. Faça uma leitura rápida e superficial do texto para compreender o assunto abordado. Depois, leia com mais cautela parágrafos específicos, onde acredita que determinada resposta está.
3. Fique atento ao tempo. Não releia o texto inteiro para cada resposta e nem passe muito tempo em uma só pergunta. Se tiver com muita dificuldade, vá para as questões seguintes.

Lembre-se:

1. Você terá 60 minutos para fazer as três partes do reading e pode distribuir esse tempo da forma que quiser.
2. Não há tempo extra para passar as respostas a limpo.
3. Olhe com cuidado para todas as informações do texto, como título e, se houver, imagens e gráficos.

Leia também:
TOEFL x IELTS
Guia online e gratuito sobre o TOEFL

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados