//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasGoiana consegue bolsa para mestrado por meio do Estudar Fora

Goiana consegue bolsa para mestrado por meio do Estudar Fora

Colunista do Estudar Fora - 29/12/2016
Comentários:

Por Giovanna Quinta

Após um ano e quatro meses no Canadá por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, minha vontade e inquietação para conhecer o mundo ganhou ainda mais força. Formada em Biologia pela Universidade Federal de Goiás, minhas opções se tornaram imensas e, ainda assim, escassas para o que eu procurava. Minha experiência com matérias na área de gestão ambiental durante o intercâmbio me motivaram, então, para a busca de um novo objetivo: o mestrado em gestão ambiental.

Logo ao chegar no Brasil, já tinha fortes motivações para buscar um mestrado fora. Ainda em 2014, realizei a prova de proficiência em inglês (TOEFL) e realizei a tradução juramentada de todos meus documentos (diploma e histórico escolar). Estava tudo pronto, não tinha como dar errado, não é verdade? Porém, apesar das inúmeras oportunidades que existem para estudar for a do país, a gente sempre esbarra em muita burocracia e falta de financiamento. Eu me candidatei para várias vagas de mestrado, mas apenas a vaga não era suficiente –  eu precisava da bolsa para mestrado.

Depois de várias tentativas frustradas, foi através do Estudar Fora que encontrei uma oportunidade de mestrado na área que estava procurando. Faltava apenas uma semana para o término das inscrições mas, como havia me programado, já tinha todos os documentos em mãos. Pra ser sincera, não coloquei todas as minhas energias na tentativa de conseguir a bolsa porque não conhecia muitas coisas sobre o país e meu TOEFL já estava pra vencer. Ao mesmo tempo, estava me candidatando para uma bolsa na Austrália, que era o lugar para onde eu realmente queria ir.

Em maio deste ano recebi a resposta das duas bolsas. Na Universidade de Aarhus, além da vaga no mestrado, ainda fui contemplada com uma bolsa para bancar meus custos de vida. Na Universidade de Monash, apesar de ter conquistado a vaga, ainda teria que me aplicar para a bolsa. Foi então que decidi aceitar a bolsa e a vaga de mestrado e me mudar para a Dinamarca – uma decisão ousada, já que o mestrado tem duração de dois anos.

Vida em Aarhus

Já há quatro meses morando em Aarhus, não tenho como mensurar a oportunidade incrível que estou vivendo. Estou morando em um país que nunca antes havia imaginado na minha vida, estudando com pessoas de todos os cantos do mundo e me aprimorando profissional e pessoalmente. Para aqueles que pensam em estudar no exterior, a Universidade de Aarhus é uma grande oportunidade! Está entre as melhores universidades do mundo e mantém várias incentivos para alunos internacionais.

O mestrado é na área de gestão ambiental com foco em Agricultura (Agro Environmental Management). Poder fazer isso em um país de primeiro mundo, que investe em tecnologias de ponta e tem sustentabilidade como um dos pilares de produção, tem sido incrível. Além da universidade de ponta, estar aqui tem me colocado em contato com diversas outras oportunidades, como programas de voluntariado como o Youth Godwill Amabassador. Por este programa, pude participar de conferências, conhecer grandes empresas e pessoas que com certeza serão um link futuro com oportunidades de trabalho não só na Dinamarca como em todo o mundo.

Por fim, acredito que minha experiência só está no começo. Minha trajetória me mostrou que quando temos um objetivo, não importa quantas vezes encontramos um “não” pela frente, isso tem que servir de incentivo para tentar inúmeras vezes! Valeu a pena cada tentativa e ter chegado aqui faz cada dia mais sentido.

 

 

Sobre Giovanna:

Formada em Ciências Biológicas pela UFG-GO, Giovanna está no Mestrado de Gestão Agro Ambiental pela Universidade de Aarhus na Dinamarca. É apaixonada por sustentabilidade e meio ambiente, e acredita na integração entre processos sustentáveis e inovações para melhorar a sociedade. É também bolsista do programa Future Cropping e entusiasta dos programas de voluntariado que participa, como Youth Godwill Ambassador e One Solution Global.

 

 

Leia também:
Dicas para quem quer estudar na Dinamarca com bolsa
Universidade dinamarquesa oferece bolsa para mestrado em inovação
Dinamarca: minimalismo, tranquilidade e alta qualidade de ensino e pesquisa

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados