InícioBolsas de EstudoFundação Carolina oferece 669 bolsas de estudo na Espanha

Fundação Carolina oferece 669 bolsas de estudo na Espanha

Redação do Estudar Fora - 16/01/2024
Comentários:

A Fundação Carolina está com inscrições abertas para 669 bolsas de estudo na Espanha para o ano letivo de 2024/25. O programa inclui cursos curtos, especialização, mestrado e doutorado. Há oportunidades em diversas áreas, como artes, economia, direito, ciências da saúde, ciências básicas e tecnologia.

As 669 bolsas dividem-se da seguintes forma: 251 bolsas de pós-graduação, 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós- doutorado, 106 renovações de bolsas de doutorado, 36 bolsas de mobilidade de professores e 176 bolsas de estudos institucionais. Mais informações sobre as bolsas disponíveis podem ser vistas neste link. Integram a convocatória para as bolsas da Fundação Carolina um total de 185 programas acadêmicos.

As inscrições vão até o dia 14 de março para os cursos de pós-graduação e estudos institucionais, e até 4 de abril para doutorado e programas curtos de mobilidade. Mais informações sobre as datas de programas específicos podem ser vistas nesta página.

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

Como funcionam as bolsas da instituição

Anualmente, a Fundação Carolina disponibiliza uma lista extensa de bolsas em instituições espanholas. São diversas áreas, que vão da engenharia às ciências sociais, e que abrangem níveis de formação como graduação e pós. Há ainda oportunidades de cursos curtos, de verão, em instituições específicas.

Leia também: 5 podcasts para treinar e aprender espanhol

Para se candidatar às bolsas disponibilizadas pela Fundação, é necessário passar pelo processo seletivo, que exige exames de proficiência em língua espanhola, além de informações sobre o histórico acadêmico e profissional do estudante. Também podem haver requisitos diferentes de acordo com o programa para o qual o estudante deseja ganhar uma bolsa. É possível obter bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos.

No programa da Fundação Carolina, outro ponto importante está na parceria que ela estabelece com diversas instituições espanholas. Isso acontece porque, em algumas das vagas disponíveis anualmente, a bolsa é custeada parte pela Fundação e complementada pela universidade que receberá o bolsista, seja a instituição pública ou privada. Para verificar o que cada bolsa oferece, basta ficar atento à descrição presente no site e conferir o que é determinado pela instituição de ensino de destino.

Quer saber como conseguir uma bolsa da Fundação Carolina? Confira o guia gratuito com as melhores bolsas do mundo!

Como encontrar bolsas da Fundação Carolina

Por meio do site da instituição, é possível acessar as oportunidades disponíveis a cada ano. O estudante consegue filtrar os programas por categorias, como área de interesse e nível de formação, além de ter acesso a informações sobre a instituição de ensino. É através do sistema do site que se realiza a application e por onde o estudante submete os dados pessoais, como currículo e histórico acadêmico ao crivo da Fundação Carolina.

Leia mais: Saiba como fazer seu currículo europeu, no formato Europass

Para cada programa disponibilizado, são detalhados os requisitos e critérios, como nível de fluência mínimo em espanhol e exames aceitos para comprovação de proficiência. Há ainda detalhes sobre quais custos a bolsa cobre e se há apoio extra por parte da instituição de ensino na Espanha. Esta página oferece mais informações sobre o procedimento de candidatura.

O que é a Fundação Carolina

Criada em 2000, a Fundação Carolina visa promover trocas educacionais entre a Espanha, países Ibero-americanos e outros que tenham laços históricos, culturais ou geográficos com o país. A fundação seleciona programas em instituições espanholas, que vão da graduação a pós-graduação, e filtra as oportunidades de acordo com suas áreas de atuação.

Leia mais: Tudo que você precisa saber para estudar na Espanha

Em vinte anos de atuação, a Fundação Carolina concedeu mais de 15 mil bolsas para estudantes interessados em universidades espanholas. Fica a cargo da Fundação selecionar quais estudantes recebem os fundos, mediar o contato com a instituição de ensino de destino e garantir que o aluno cumpra com os prazos, documentos e requisitos. Em média, a cada processo seletivo anual, os responsáveis pela organização realizam mais de mil entrevistas com candidatos pré-selecionados.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados