InícioGraduaçãoEx-bailarina do Bolshoi conta como foram seus primeiros dias no MIT

Ex-bailarina do Bolshoi conta como foram seus primeiros dias no MIT

Lecticia Maggi - 17/08/2015
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Em 2014, a estudante Luana Lopes Lara, de 18 anos, trocou as sapatilhas de balé por aulas de engenharia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Ela integrava o balé Bolshoi em Joinville (SC), única filial da famosa companhia russa de dança, e estava na Áustria, apresentando “O Lago dos Cisnes”, quando recebeu a notícia de sua aprovação. Agora, ela é uma bailarina no MIT – o instituto de tecnologia mais famoso do mundo.

“Eu dançava na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil mas, embora eu ame dançar, sempre soube que queria estudar engenharia e desenvolver algo que pudesse mudar o mundo e ajudar milhares de pessoas”, disse em artigo escrito especialmente para o Estudar Fora. Além do MIT, Luana foi aprovada também em Harvard, Yale e Stanford e explica que a decisão entre as escolas não foi nada fácil: “Foi quase tão difícil quanto o processo de application porque eu não conseguia me imaginar dizendo não para nenhuma dessas incríveis universidades”.

A escolha pelo MIT veio de uma combinação de fatores: “Acredito que para se escolher a universidade é importante considerar a localização, a bolsa, o peso do nome, as oportunidades internacionais e de pesquisa, os ex alunos, os departamentos acadêmicos e as atividades extracurriculares (clubs, times esportivos e etc). Porém, o principal é você simplesmente ter o feeling, se sentir em casa.”

No vídeo a seguir, Luana conta como foram seus primeiros dias no MIT. Confira:

*Foto: Luana durante apresentação do balé Bolshoi. Ela é a primeira, em destaque / Crédito: arquivo pessoal 

 

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Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

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