InícioPreparaçãoEventosComo aproveitar eventos online com universidades estrangeiras

Como aproveitar eventos online com universidades estrangeiras

Priscila Bellini - 29/05/2018
Comentários:

O processo de application para estudos no exterior pode parecer complexo. A escolha da universidade de destino, tanto quanto. Na hora de se preparar para ambos, portanto, vale usar todos os recursos disponíveis. É possível, por exemplo, montar um cronograma com as exigências da candidatura e seus prazos. Outra opção, para quem deseja falar com as instituições de ensino e conhecer os programas disponíveis, são eventos online com universidades estrangeiras.

Funciona de forma semelhante às feiras organizadas em centros de convenções, em que os alunos interessados vão pessoalmente. Na versão online, entretanto, o contato estabelecido usa plataformas diversas para estabelecer a conversa – seja por vídeo ou fóruns. Para os estudantes que não podem ir a cidades que recebem tais eventos presenciais, essa também é uma saída e tanto.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, entretanto, são necessárias algumas adaptações. Por exemplo, ter domínio suficiente do idioma da feira ao falar com um representante da universidade. É possível que seja necessário escrever uma pergunta ou mesmo falar em vídeo com alguém do escritório de admissions. Esse contato via internet pode soar mais desafiador para alguns dos candidatos.

Conheça dicas para aproveitar ao máximo os eventos online com universidades

#1 Faça sua lição de casa

Ou, em bom português: invista em pesquisa sobre as opções de universidades. Eventos como o Access MBA e o Access Masters combinam os estudantes, de acordo com seu perfil, às universidades participantes. Entretanto, isso não quer dizer que não seja necessário pesquisar quais são os programas disponíveis em cada instituição e como eles se encaixam no seu plano de carreira.

Vale dividir essa pesquisa prévia em duas frentes: as opções já sugeridas pela plataforma e as restantes, que talvez sejam atrativas e tenham escapado do filtro. Isso porque existe a chance de que, a princípio, o aluno sequer tenha cogitado uma das opções inicialmente – mas que os eventos online com universidades despertem o interesse.

#2 Elabore perguntas e separe suas dúvidas

Com uma boa pesquisa prévia em mãos, resta desdobrá-la em perguntas. Pode ser a hora de entender melhor os padrões usados pela instituição de ensino para determinar quem é o candidato ideal. Ou perguntar sobre o que define um bom desempenho acadêmico para os responsáveis pelas admissões.

Também é possível aproveitar a chance para entender se a universidade será o destino ideal. Faça uma lista de fatores que levará em consideração, como clubes de interesse e oportunidades disponíveis para estudantes (como estágios).

#3 Fale também sobre si mesmo 

O representante da universidade já sabe que o perfil do estudante se encaixa, de alguma forma, no da instituição de ensino. Graças ao filtro inicial feito pela plataforma, fica mais fácil quebrar o gelo. Para avançar na discussão, o caminho é mesclar as perguntas já elaboradas com detalhes sobre a própria trajetória acadêmica e profissional.

Perguntou sobre possíveis estágios em empresas de consultoria? Aproveite para mencionar sua experiência no gerenciamento de projetos e detalhes da sua carreira que se encaixam em tais oportunidades. Esse também é o momento de destacar necessidades financeiras e questionar se há, na universidade, um programa de financial aid compatível.

#4 Procure mais opções de networking

Uma das desvantagens iniciais dos eventos online com universidades estrangeiras está na limitação do networking. Afinal, em uma oportunidade presencial, o contato com outros participantes costuma ser maior. Para compensar esse ponto, vale perguntar sobre outras ocasiões de networking, como a possibilidade de contatar ex-alunos brasileiros ou membros de um clube específico.

#5 Pergunte sobre outras opções (online ou não)

Durante a conversa individual com um representante, vale demonstrar interesse na instituição de ensino. Se o foco são alternativas disponíveis online, pode ser o momento de fazer um tour virtual para conhecer as dependências do campus. Já os casos presenciais incluem desde o open day da instituição até eventos futuros no Brasil, em centros de convenções.

Anote na agenda

Access Masters Online – Evento gratuito sobre mestrado no exterior

Data: entre 18 e 20 de junho

Inscrições: gratuitas, pelo site

 

Access MBA Online – Evento gratuito sobre MBA no exterior

Data: entre 11 e 13 de junho

Inscrições: gratuitas, pelo site

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados