//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoSonha em estudar na Coreia do Sul? Conheça o NIIED, órgão que...

Sonha em estudar na Coreia do Sul? Conheça o NIIED, órgão que apoia estudantes internacionais

Priscila Bellini - 01/09/2020
Comentários:

Quem se interessa por estudar na Coreia do Sul pode contar com o apoio do NIIED. A sigla descreve o National Institute for International Education, órgão do governo coreano responsável por colaboração internacional na área. Em outras palavras, ano após ano, essa entidade oferece bolsas de estudo e intercâmbio na Coreia do Sul a alunos internacionais e parcerias com universidades estrangeiras.

Ou seja, é um prato cheio para quem pretende fazer cursos ou intercâmbio na Coreia do Sul. Tanto no caso de graduação completa, quanto de pós-graduação, o NIIED lança editais que contemplam brasileiros.

Como funciona o NIIED

O órgão funciona como parte do Ministério da Educação e tem objetivos diversos ligados à educação internacional. Por exemplo, estimular que mais pessoas aprendam coreano. Ou, ainda, firmar parcerias para que uma universidade coreana traga mais estudantes internacionais para estudar na Coreia do Sul.

O instituto também administra o TOPIK, teste de proficiência em língua coreana. Para alunos que ganham a bolsa de graduação no país, por exemplo, é necessário estudar a língua ao longo de um ano. Depois, fazem o TOPIK e têm de chegar ao nível 3, intermediário, para continuar o curso.

Inicialmente, o NIIED surgiu como um “Student Advisory Center” da Universidade Nacional de Seul, em 1962. Em um primeiro momento, funcionava como intermédio para estimular a colaboração com o Japão e apoiar estudantes locais. Só alcançou, então, o status atual em 1992, quando incorporou mais serviços educacionais.

Quais são as bolsas para estudar na Coreia do Sul que ele oferece

Há vários tipos de bolsas de estudo oferecidos pelo órgão. Elas são disponibilizadas por editais e têm diferentes sistemas de seleção, de acordo com o perfil do aluno e do programa em si.

#1 Bolsas para intercambistas na Coreia do Sul

O Exchange Student Support Program foi criado pelo NIIED para apoiar os alunos interessados em intercâmbio na Coreia do Sul. É necessário ser aceito por uma universidade parceira do programa e, então, esperar que a instituição contate o NIIED. Com isso, o estudante recebe apoio financeiro para despesas como acomodação, transporte e seguro-saúde. Os alunos podem passar, ao todo, 4 ou 10 meses nas universidades conveniadas.

#2 Bolsas para graduação na Coreia do Sul

O Korean Government Scholarship Program abre inscrições, todos os anos, para graduação na Coreia do Sul. Os candidatos submetem suas informações às embaixadas do país, até a data limite, e passam por uma seleção inicial. Depois, chega a vez do crivo do NIIED, que filtra os selecionados a serem aprovados por universidades parceiras.

Para se inscrever, é necessário ter menos de 25 anos de idade e bom nível de proficiência em inglês. Também é exigido bom desempenho acadêmico, com o equivalente a média 8 nas matérias do Ensino Médio. Como prêmio, os estudantes recebem benefícios como passagens aéreas, auxílio mensal e anuidade coberta pelo NIIED.

#3 Bolsas para pós-graduação na Coreia do Sul

Também como parte do Korean Government Scholarship Program, estão as bolsas de pós-graduação na Coreia do Sul. Essa categoria abarca cursos de mestrado e doutorado, com duração de dois e três anos, respectivamente. Além da formação em si, os alunos precisam passar por um ano de estudos de coreano, e obter nota suficiente no TOPIK.

A seleção acontece de forma semelhante à da graduação, com três etapas de avaliação. Os estudantes aprovados recebem o mesmo pacote de benefícios, além de auxílio para pesquisa.

Leia também: Intercâmbio na Coreia do Sul: como é estudar em um dos países mais estudiosos do mundo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados