InícioColunistasEspecialista explica como se preparar ano a ano para a graduação nos...

Especialista explica como se preparar ano a ano para a graduação nos EUA

Lecticia Maggi - 06/03/2015
Comentários:

O arrependimento número dos candidatos que decidem aplicar para uma faculdade nos Estados Unidos é não ter começado o processo de application (candidatura) mais cedo. É necessário ter em mente que a avaliação da sua candidatura é holística e, portanto, inclui todas as suas atividades, cursos e notas desde o 9° ano do ensino fundamental, consistindo em uma jornada de quatro anos de duração.

No 9º ano, comece a se envolver em atividades extracurriculares para aprender um pouco mais sobre você e o gosta ou não

Para os brasileiros que estão considerando embarcar nesse processo, recomendamos que se planejem bem para não interferir em seus planos universitários aqui no país.

Abaixo, elaboramos um calendário de atividades detalhado ano a ano para te ajudar a planejar sua vida tranquilamente:

9° ano – Nós chamamos esta etapa de “Discovery”, uma vez que é nesse ano que você começa apensar em quem você é e em quem você gostaria de ser. A maioria dos nossos alunos não consegue responder a essas perguntas com 100% de certeza, mas essa é exatamente a hora para você arriscar, experimentar e descobrir.  Comece a se envolver em atividades extracurriculares para experienciar novidades e, assim, aprender um pouco mais sobre o que você gosta e o que você não gosta.  Além disso, aproveite para se dedicar mais ao inglês. Ter um vocabulário de nível universitário não te ajudará somente a se sair bem nos testes SAT/ACT, mas também na sua vida universitária.  As universidades americanas pedem muitas redações e relatórios, então, ter um bom vocabulário irá contribuir para seu sucesso.

Avalie o seu histórico escolar para ver em quais matérias você pode melhorar

1º ano do ensino médio – Nós chamamos esta etapa “Implement”, pois nesta fase deve-se focar na produtividade das atividades, experiêncas e estudos. Aprofunde a sua participação em atividades extracuriculares e comece liderar alguns projetos.  Avalie o seu histórico escolar para ver em quais matérias você pode melhorar – particularmente a matemática.

Faça um simulado do SAT ou ACT.  Vários sites oferecem estas provas não-oficiais online que você pode baixar gratuitamente.  Vale a pena descobrir agora quais são as suas áreas fracas e fortes para planejar quanto tempo você vai precisar para alcançar os seus objetivos. Comece montar uma lista preliminar de 20 universidades para pesquisar as diferenças e oportunidades oferecidas.  Entre em contato com alunos e ex-alunos das universidades para entender se estas se encaixam no seu perfil.

Você deverá desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e empreendedorismo

2º ano do ensino médio – Nós chamamos esta etapa de “Focus”, uma vez que agora o aluno deverá se preparar para fazer os testes ACT ou SAT I. Como o SAT sofrerá algumas mudanças em maio de 2016, é muito importante saber escolher qual dos testes fazer. A maioria dos brasileiros optam pelo SAT, contudo, nós acreditamos que o ACT pode ser uma escolha melhor para certos alunos. No ACT, as questões são mais diretas, valorizando os alunos que são mais estudiosos, enquanto no SAT há mais truques e “pegadinhas”.

Quando você estiver no 2º ano do ensino médio, deverá desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e empreendedorismo. A sua inicial de  universidades deverá ser refinada por meio de feiras de intercâmbio e, principalmente, visitas às instituições, quando possíveis. É necessário começar a pensar para quais professores você irá pedir suas cartas de recomendação.

No 1º semestre é importante realizar as provas de SAT II e TOEFL para deixar o 2º semestre somente para as redações dos applications

3º ano do ensino médio – Essa última etapa chamamos de  “Apply” , pois é neste ano que o aluno completará todos os applications (candidaturas).  No 1º semestre é importante realizar as provas de SAT II e TOEFL para deixar o 2º semestre somente para as redações dos applications.  Junto a seus pais, complete a análise do perfil financeiro de sua família para ser realístico em relação a quais universidades você vai conseguir pagar.  Não pense que irá necessariamente receber uma bolsa de estudos –  sim, estas existem. No entanto, infelizmente, cada ano que passa o número de bolsas para estudantes internacionais vêm diminuindo

Pense bastante antes de decidir para quais universidades irá se candidatar, pois todas exigem uma taxa de aplicação e algumas pedem redações extras. Nós recomendamos que escolha entre 7 e 10 universidades categorizadas da seguinte forma: reach (universidades dos sonhos),  fit (universidades nas quais a probabilidade de você ser aceito é grande) e safety (universidades nas quais a probabilidade de ser aceito é quase de 100% e ainda há possibilidade de obter bolsa por mérito) para o seu perfil.

Fazendo tudo isso, você irá se sentir mais calmo e seguro de que escolheu e aplicou para as melhores universidades de acordo com o seu perfil.  Depois deste processo, é só sentar, relaxar e esperar as cartas de aprovação.

_______________________________________________________
Annie Kim – Colunista sobre graduação nos EUA

Annie Kim Podlubny é fundadora do Dux Institute, instituição que oferece soluções personalizadas para brasileiros interessados em estudar em universidades estrangeiras. Entre os serviços disponíveis, estão cursos preparatórios para os principais exames (SAT, ACT, GRE, GMAT e TOEFL, entre outros) e consultorias. Annie graduou-se na Universidade de Maryland e cursou um MBA na Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.

Leia também:
Guia de primeiros passos para estudar fora
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Atividades extracurriculares: conheça mitos e verdades

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados