Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

05.03.15

É possível tirar férias durante o intercâmbio?

É possível tirar férias durante o intercâmbio?

A resposta vai depender do tipo de programa que você escolher. Entenda!

Por Canal do Intercâmbio

Eita, você mal escolheu o programa de intercâmbio que quer fazer e já está preocupado se vai poder tirar férias? Tudo bem… Te perdôo. Eu também me certifiquei dessa informação antes de embarcar no meu.

Mas sim, o aluno pode tirar férias durante o intercâmbio. Claro que isso depende do programa de intercâmbio que ele escolher. Por exemplo, se você optou por um curso de um ou três meses para aprimoramento do idioma, você vai querer tirar férias do quê? Cada minuto de aula deve ser muito bem aproveitado, afinal, você não pode esquecer do motivo pelo qual está lá.

Por isso, a dica é: antes de decidir o programa de intercâmbio ou mesmo questionar se vai ou não tirar férias, vale ter uma boa conversa com a pessoa que está te atendendo na agência de viagens e ver o que mais se adequa aos seus objetivos. Por exemplo, há cursos de 1 ano que permitem ao aluno estudar por 6 meses e utilizar os outros 6 meses como férias ou experiência profissional. Neste caso, o intercambista – devidamente matriculado no curso – poderá trabalhar legalmente por meio período, o que equivale a 20 horas semanais, durante os seus primeiros 6 meses de aula e, se quiser, nos outros 6 meses restantes, em que não terá que estudar, poderá continuar trabalhando legalmente. Já em programas intercâmbio como o Au Pair nos Estados Unidos, por exemplo, o intercambista tem direito a 2 semanas de férias remuneradas (durante 1 ano de programa).

Então, como eu disse, as férias estão diretamente relacionadas ao tipo de programa de intercâmbio que você escolher. Porém, o mais importante é não perder o foco e ter sempre em mente o obtivo que te levou até lá. Não vai jogar tudo para o alto só por causa de férias, né? Se for somente farra que você procura, o mais indicado é juntar uma grana e fazer um mochilão.

Até a próxima!

Este texto foi escrito pela jornalista Marília Maciel, do Canal do Intercâmbio.

Leia também:
Especial Estudar Fora: Guia de cursos de idiomas no exterior
Já imaginou estudar por um mês nas melhores universidades do mundo?

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas