//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoCAPES oferece bolsas para intercâmbio e pesquisa na Holanda

CAPES oferece bolsas para intercâmbio e pesquisa na Holanda

Nathalia Bustamante - 25/07/2017
Comentários:

Interessados em estudar na Holanda podem se inscrever para um dos programas internacionais da CAPES NUFFIC (Uma parceria entre a CAPES e a NUFFIC – representante oficial do Ensino Superior Holandês no Brasil). Há bolsas de graduação sanduíche, doutorado sanduíche e pós-doutorado em instituições de ensino superior holandesas. As inscrições de projetos vão até 15 de setembro!

O objetivo do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa favorecendo o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Serão selecionados até 5 projetos conjuntos de pesquisa nas seguintes áreas: Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Medicina, Química e Física.

Cada Programa de Pós-Graduação da IES brasileira poderá apresentar somente uma proposta de projeto, que deve obrigatoriamente envolver uma parceria com uma ou mais instituições de ensino da Holanda. A seleção dos participantes do projeto é feita internamente pelas instituições de ensino.

Sobre a Bolsa do Programa CAPES NUFFIC

A duração prevista dos projetos é de até dois anos com possibilidade de prorrogação. Os benefícios incluem a bolsa de estudo ou trabalho para o período na universidade holandesa, passagens aéreas, seguro saúde e um auxílio de custos para despesas relacionadas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil. Confira aqui os valores para cada uma das modalidades.

 

Leia também: Orange Tulip – as bolsas exclusivas para brasileiros oferecidas pelo governo da Holanda

Pré-requisitos para envio de projetos

Podem se candidatar brasileiros (natos, naturalizados ou portadores de visto permanente) matriculados em instituições de ensino superior brasileiras participantes do projeto. Além disso, o candidato não deve ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudo no exterior na mesma modalidade.

As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil, junto à CAPES, e na Holanda, junto a NUFFIC. As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos. As inscrições serão recebidas até 15 de setembro, e o resultado será divulgado até março de 2018.

 

Confira mais informações no anúncio da bolsa e no edital completo.

 

* Foto: Cidade de Leiden, nos Países Baixos / Crédito: Richard IJzermans CC BY-NC-SA 2.0

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados