InícioColunistasACT ou SAT: qual escolher?

ACT ou SAT: qual escolher?

Lecticia Maggi - 17/04/2015
Comentários:

Todas as universidades norte-americanas aceitam as provas ACT ou SAT em seus processos de seleção. Cabe ao candidato escolher qual prova irá representar melhor as suas capacidades. Ao contrário do que se acredita, um exame não é “mais fácil” do que o outro, eles são apenas diferentes. Para aqueles que estão no 3º ano do ensino médio, é necessário escolher o exame a ser feito o quanto antes, uma vez que há poucas datas ainda disponíveis para este ano.  Veja aqui as datas do SAT e aqui as do ACT.

Veja as diferenças entre o ACT e o SAT

Quem está no 2º ano do ensino médio e pensa em fazer a prova somente ano que vem não pode esquecer que o SAT irá passar por mudanças significativas em maio de 2016 (entenda). Por isso, recomendo que você faça as provas já neste ano.

Veja a seguir algumas opções (e seus riscos) para alunos que estão no 2º ano do ensino médio e querem fazer a graduação nos Estados Unidos:

Opção 1: Estudar para o SAT I agora em 2015 e fazer a prova até janeiro de 2016.
Risco: ter que estudar para o novo SAT em 2016, caso fique insatisfeito com suas notas.

Opção 2: Estudar já para o SAT I novo, que começará a ser aplicado a partir de maio de 2016.
Risco: esperar até o 3º ano para fazer o SAT não é recomendável. Além disso, o College Board (organização responsável pela prova) ainda não divulgou muitas informações a respeito do novo SAT, então há pouco material disponível para estudo e não há simulados antigos nos quais se basear.

Opção 3: Estudar para o ACT.
Risco: Zero. O ACT não irá passar por quaisquer mudanças, então você pode estudar agora e continuar a fazer o exame em 2016, se quiser.

O SAT é conhecido por ter ‘pegadinhas’, ou seja, questões feitas para confundir os candidatos, com  respostas que parecem corretas, mas não são

Diferenças importantes entre as provas – O SAT é conhecido por ter “pegadinhas”, ou seja,  questões feitas para confundir os candidatos, com  respostas que parecem corretas, mas não são. No ACT isso não existe.

A seção de matemática no ACT é mais voltada para medir o verdadeiro conhecimento do candidato, enquanto no SAT tem um foco maior em “problem solving”, que pedem apenas conhecimentos básicos da disciplina. Assim, você tem que entender a fundo o SAT, pois muitas vezes não é necessário sequer fazer cálculos, as respostas são lógicas.

Como se decidir entre o ACT ou SAT? Recomendo que, caso você já esteja estudando para o SAT , continue e se prepare para fazer o exame até janeiro de 2016.  Não aconselho ninguém a fazer novo SAT em maio ou junho de 2016, pelo motivo citado acima (faltam informações mais precisas sobre o exame e materiais de estudo).

Então, se você ainda não escolheu entre o ACT ou SAT, e é bom em matemática, sugiro que opte pelo ACT, uma vez que terá mais tempo para fazer a prova com calma. Há muitos recursos online para baixar simulados do SAT e ACT gratuitamente, então não deixe de se utilizá-los para fazer sua escolha. O tempo está passando, escolha logo!

Acesse simulados do ACT
Acesse simulados do SAT 

Quer fazer um simulado presencial do ACT? O DUX Institute vai realizar simulados do ACT em várias cidades brasileiras: Recife (9/5), Belo Horizonte (23/5) e Porto Alegre (13/6). Entre em contato pelo email [email protected] para se inscrever ou sugerir um exame na sua cidade.

_______________________________________________________

Annie Kim – Colunista sobre graduação nos EUA

Annie Kim Podlubny é fundadora do Dux Institute, instituição que oferece soluções personalizadas para brasileiros interessados em estudar em universidades estrangeiras. Entre os serviços disponíveis, estão cursos preparatórios para os principais exames (SAT, ACT, GRE, GMAT e TOEFL, entre outros) e consultorias. Annie graduou-se na Universidade de Maryland e cursou um MBA na Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.

Leia também:
Cinco coisas que você deve considerar ao decidir entre o SAT e o ACT
Especialista explica como se preparar ano a ano para a graduação nos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados