InícioGraduaçãoComo cursos de engenharia no exterior estão criando as tecnologias do amanhã

Como cursos de engenharia no exterior estão criando as tecnologias do amanhã

Priscila Bellini - 17/08/2017
Comentários:

É difícil imaginar uma área que esteja mais associada à inovação no imaginário popular que a engenharia. Basta pensar em invenções tecnológicas que já conhecemos de cor, que vão dos computadores pessoais aos telefones cheios de gadgets, para lembrar do trabalho de engenheiros. Não à toa, várias instituições estrangeiras têm a cultura de inovação no DNA e utilizam várias formas de viabilizar as pesquisas em tecnologias do futuro nesse campo do conhecimento amplo.

Seja nos Estados Unidos ou na Alemanha, os currículos do curso incluem uma formação básica inicial, que abarca ramos diversos, assim como fundamentos teóricos em áreas como Física e Matemática. São traços comuns com o que acontece no Brasil, onde universidades oferecem os dois anos iniciais como base. O diferencial, entretanto, fica na abordagem dada ao curso: ora um aporte mais teórico, ora atividades voltadas à prática.

“Em linhas gerais, as faculdades brasileiras têm uma formação muito mais teórica do que prática. Em Cornell, é exatamente o contrário, com um ensino muito voltado às aplicações prática”, sintetiza Renato Souza Sanabria, que fez a graduação em Engenharia Elétrica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), e um intercâmbio na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O contraste nessas duas formações dentro da Engenharia ficava nítido nas aulas, durante a passagem pela instituição americana. “Todos os cursos teóricos que fiz em Cornell foram a nível de mestrado e doutorado e dava pra ver que eu tinha muito mais base matemática do que meus pares. Entretanto, nas matérias mais práticas, de engenharia mesmo, eles eram muito melhores”, conta ele.

Conheça a Conferência Empreendedorismo e Tecnologia, evento gratuito da Fundação Estudar com foco em recrutamento, desenvolvimento e networking.

Diferenças no currículo

Quem deseja fazer pesquisa e trabalhar com inovações na prática pode contar com oportunidades diversas em universidades estrangeiras. Não é raro que as instituições ofereçam postos de pesquisa para undergraduate (alunos que ainda fazem a graduação), estágios de verão e grupos de interesse campos específicos da engenharia.

Em linhas gerais, as faculdades brasileiras têm uma formação muito mais teórica do que prática. Em Cornell, é exatamente o contrário

Como destaca Renato, comparando a experiência no ITA e em Cornell, a própria estrutura da instituição muda a relação dos alunos com o curso. Em universidades americanas, o currículo conta com bastante flexibilidade, diferentemente das brasileiras, onde a lista de matérias é fixa. “Na prática, isso significa que existe uma grande competição pelos melhores cursos. Todo mundo que consegue pegar essas matérias fica mais motivado, inclusive o professor, criando uma relação aluno-professor e aluno-aluno positiva”, explica o brasileiro.

Com mais apoio financeiro por parte do governo local, de agências de incentivo, indústrias e fundações, fica mais fácil ofertar oportunidades em pesquisa disruptiva. Durante o intercâmbio em Cornell, Renato conta que teve acesso a um estágio de verão em um laboratório spin-off da Carnegie Mellon University, trabalhando com Processamento Estatístico de Sinais. “Estudei algumas técnicas para otimizar a utilização dos sensores de um helicóptero da Marinha americana”, explica ele, que trabalhou com sensores lidar (radar baseado em luz). “Basicamente, servia para permitir que ele reconhecesse a estrutura 3D do ambiente ao seu redor e conseguisse navegar por qualquer ambiente”.

Leia também: Tudo sobre estudar engenharia no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados