InícioColunistas6 passos para estudar na Alemanha

6 passos para estudar na Alemanha

Colunista do Estudar Fora - 28/10/2016
Comentários:

Por Mellany Prawda, do TIPPS*

Se você já escolheu a Alemanha como seu próximo destino de estudo ou de pesquisa, mas ainda não sabe como encontrar o programa ideal, o TIPPS preparou alguns passos para facilitar a sua busca!

Passo 1 – Definir o que que você procura

Qual é o seu objetivo? Se for o aprendizado do idioma, confira as dicas aqui. Se o propósito for mais acadêmico, o primeiro passo é definir o nível de estudo ou de pesquisa (mestrado, pesquisa, doutorado ou pós-doutorado). Saber exatamente a etapa acadêmica em que você pretende realizar os seus estudos ou as suas pesquisas na Alemanha ajuda bastante a filtrar as oportunidades existentes.

Passo 2 – Utilizar as ferramentas de buscas online

Existem muitos sites especializados com ferramentas de buscas que te permitem filtrar as oportunidades, seja pelo nível acadêmico e/ou pela área de estudo. Essas ferramentas são extremamente úteis para você ter uma ideia das opções existentes e, a partir dessa informação, pesquisar outras oportunidades. Aqui vão dois dos principais sites: Research in Germany e DAAD.

Passo 3 – Definir a sua área de estudo/pesquisa

Essa pergunta não é tão fácil quanto parece. Na Alemanha, existem muitos cursos interdisciplinares e, dependendo do seu currículo e da sua experiência, você pode sim ser selecionado(a) para alguma vaga em um programa que não seja diretamente ligado à sua formação acadêmica. Nesse caso, uma dica interessante é entrar em contato direto com o escritório internacional da faculdade e pedir mais informações.

Passo 4 – Quer morar em alguma cidade específica?

Quer morar no norte, no centro ou no sul do país? Quer escolher uma cidade com um custo de vida mais acessível? Quer morar naquela cidade que você já visitou? Então nada melhor que acessar o site oficial da cidade desejada e obter mais dicas. Algumas cidades oferecem informações sobre economia, turismo, eventos, assistência ao visitante em diversos idiomas, inclusive o português. Normalmente, você procura pelo “www.[nomedacidadeemalemão].de

Passo 5 – Ler websites especializados e entrevistas disponíveis

Muitos sites disponibilizam informações para quem quer estudar e/ou pesquisar na Alemanha, assim como depoimentos de estudantes e de pesquisadores estrangeiro(a)s que passaram por instituições no país. Mesmo que os depoimentos não sejam de brasileiro(a)s, vale a pena conferir os benefícios e as adversidades de realizar determinado curso na Alemanha. Uma indicação é o site estudar-na-alemanha.org, por exemplo.

Passo 6 – Tirar dúvidas com brasileiro(a)s que já tiveram uma experiência parecida

Essa dica não poderia faltar! O TIPPS recomenda buscar informações e tirar dúvidas diretamente com brasileiro(a)s que já fizeram o curso que você pretende aplicar, que já passaram pela mesma instituição ou tiveram uma experiência na mesma área.

 

Pronto! Seguiu os passos acima e já definiu o seu programa? Agora é a vez de avaliar se as economias são suficientes ou se vai precisar de uma bolsa de estudos, mas isso é assunto para o próximo mês!

 

Bis bald!

 

* Foto: Instituto Goethe

 

Sobre a autora

melanie colunistaMellany Prawda é advogada e consultora jurídica, mestre em direito e em negócios pela Bucerius Law School e pela WHU – Otto Beisheim School of Management. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e da Fundação Joachim Herz. Também é a idealizadora do TIPPS, uma página destinada à divulgação de oportunidades de estudos e de pesquisa na Alemanha, com dicas e esclarecimento de dúvidas sobre diferentes editais e programas.

 

Leia também:
Bolsa de estudos para comunicação e artes na Alemanha
5 cursos de alemão (para todos os orçamentos) na Alemanha
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados