InícioIntercâmbioSaiba como obter diploma profissional em Montréal

Saiba como obter diploma profissional em Montréal

Marcela Marcos - 08/07/2022
Comentários:

Para quem procura uma vivência no mercado de trabalho em uma das cidades mais cosmopolitas para o intercâmbio, fazer um curso profissionalizante em Montréal é uma excelente opção. A província oferece opções de programas do tipo em uma das instituições mais reconhecidas da cidade francófana, a Lester B Pearson School Boards. A escola foi um dos destaques no Canada Day, evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá para celebrar o ato constitucional assinado em 1º de julho de 1867, que estabeleceu a formação do país norte-americano.

Vantagens para estudantes internacionais no Québec

Berço da civilização francófona na América do Norte, ótima infraestrutura e qualidade de vida, despesas de manutenção mais atrativas para brasileiros e ensino superior com programas numerosos e variados: estas são algumas das características que fazem da província do Québec um destino altamente considerável para o intercâmbio. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Em termos de desenvolvimento profissional, é importante saber que tanto o governo do Québec quanto as agências de promoção costumam promover verdadeiras jornadas de recrutamento profissional e acadêmico. Muitos dos estudantes optam por fixar residência na região, já que é possível, por exemplo, trabalhar em meio período (20h semanais) por seis meses ou mais, conforme a duração do visto de estudante. Nestes casos, os tipos de atividade incluem trabalhos nos campi (administração, pesquisa, assessoramento de professores e pesquisadores etc), estágios na área de estudo do aluno e, também, outros tipos de serviço remunerado. 

Treinamento vocacional em Montréal

Ainda em relação ao desenvolvimento profissional, é importante mencionar que há excelentes possibilidades de colocação no mercado na província do Québec, que é líder mundial em vocacional training (ou “treinamento vocacional”, em português).

Os alunos dos programas vocacionais podem ter vivência no mercado de trabalho de escolha, contando ainda com boa infraestrutura e ótimos equipamentos. O maior município do Québec é Montréal, considerada a cidade mais cosmopolita do Canadá, com custos de vida mais baixos em relação a Toronto e Vancouver, por exemplo. E uma das melhores instituições de educação técnica em Montréal é a Lester B. Person School Boards. A escola, que é pública, tem 6 campi profissionais, com ensino em inglês. Comparada a outras instituições na região, a LBPSB tem um número menor de alunos internacionais, o que é uma vantagem para quem quer ter uma imersão cultural no Canadá.

Leia também: Intercâmbio em Montreal: como é estudar na cosmopolita cidade do Canadá

É possível comparar o Lester com o ensino técnico no Brasil; porém, na província, este tipo e estudo não é feito em paralelo com o ensino médio, por exemplo. “Aqui, é diferente: a gente tem algumas opções de highschool, em que o aluno tem vivência na área que pretende estudar, mas você tem a opção de fazer um curso técnico antes de ir para um college ou para uma universidade”, explica Lila Rios, conselheira educacional da Hi Bonjour Travel, uma agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e educação superior no Canadá.

Diploma Profissional no Lester B. Person School Boards

Os cursos especializados em determinada área, que têm como foco a atuação no mercado de trabalho conferem o que, no Québec, é chamado de DEP (Diplôme d’Études Professionnelles) – ou DVS (Diploma of Vocacional Studies) em inglês. Os programas que dão direito a este certificado têm, no mínimo, 1.800 horas de duração. No Lester, todos os programas profissionalizantes incluem estágios, sendo que aqueles com mais de 900 horas são elegíveis para o PGWP (Post Graduation Work Permit).

Para aplicar, os candidatos precisam ter ensino médio completo e nota mínima de 5 no exame do IELTS (5,5 para a parte de speaking), além de nível B2 em francês e seguro saúde. Também é necessário providenciar o CAQ, que é a carta de aceitação exigida de estudantes que cursam programas com mais de seis meses de duração. Saiba mais informações e requisitos sobre estudar no Québec neste link do governo.

Leia também: Como validar diploma do exterior no Brasil? Entenda todas as regras!

O custo geral varia conforme o programa escolhido, mas normalmente gira em torno de 21 mil a 28 mil dólares canadenses pelos dois anos de estudos. “Por sermos uma instituição pública, não temos um programa de bolsas. No entanto, os custos de vida são mais baixos em Montréal [na comparação com outras cidades canadenses], então, as tuition fees também são menores”, diz Véronique Marin, diretora de programas internacionais do Lester. Há várias opções de cursos, em áreas como Artes; Administração, Comércio e Tecnologia e Serviços de Saúde. Veja a lista completa aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados