//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioIntercâmbio na província do Québec é unir qualidade de ensino e interculturalismo

Intercâmbio na província do Québec é unir qualidade de ensino e interculturalismo

Marcela Marcos - 30/05/2022
Comentários:

Berço da civilização francófona na América do Norte, ótima infraestrutura e qualidade de vida, despesas de manutenção mais atrativas para brasileiros e ensino superior com programas numerosos e variados: estas são algumas das características que fazem da província do Québec um destino altamente considerável para o intercâmbio. Neste post, você vai saber mais sobre a geografia, o ensino e as potencialidades profissionais para quem decide estudar por lá!

Geografia do Québec

O Québec é a segunda província mais populosa do Canadá, atrás apenas do Ontário, em meio às dez existentes no país norte-americano. Trata-se da única província que tem o francês como único idioma oficial. A maior parte dos habitantes vive entre as cidades de Montréal e a homônima de Québec, capital provincial considerada um dos mais antigos assentamentos europeus na América do Norte. Sobre a cidade, aliás, há algumas características peculiares: a Ville de Québec (em francês) ou Québec City (em inglês) tem sua área histórica reconhecida pela UNESCO como patrimônio mundial. A cidade é margeada pelo rio São Lourenço (Saint-Laurent ), que conecta os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico – e cuja foz é o Golfo de São Lourenço, o maior estuário do mundo. Já Montréal, ao sul, é a maior cidade do Québec.

Mapa: Google Maps

A província faz fronteira com os estados do Maine, New Hampshire, Vermont e Nova York, nos EUA. 

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Vantagens para estudantes internacionais no Québec

A integração de imigrantes qualificados contribui para o dinamismo do Québec, cujo governo e agências de promoção costumam promover verdadeiras jornadas de recrutamento profissional e acadêmico. Para quem vem de fora para estudar na província, um dos pontos fortes da experiência de intercâmbio é que a visão de mundo é ampliada a partir da relação com culturas diversas, já que há presença maciça de estudantes internacionais. Muitos deles, aliás, optam por fixar residência na região, já que é possível, por exemplo, trabalhar em meio período (20h semanais) por seis meses ou mais, conforme a duração do visto de estudante. Nestes casos, os tipos de atividade incluem trabalhos no campi (administração, pesquisa, assessoramento de professores e pesquisadores etc), estágios na área de estudo do aluno e, também, outros tipos de serviço remunerado, como em cafeterias e restaurantes.

Além disso, o Québec possui políticas de permanência que favorecem a retenção de talentos acadêmicos internacionais. Recentemente foi anunciada uma medida que visa a redução de taxas escolares para estudantes estrangeiros que escolham outros destinos que a região metropolitana de Montréal. A novidade será válida a partir do segundo semestre de 2023.

Foto: Hamit Pena | Unsplash

O Brasil é atualmente o maior emissor de alunos internacionais latino-americanos para o Québec e o décimo-primeiro no mundo. O governo local estima que houve aumento de 70% no número de brasileiros no ensino superior quebequense entre 2014 e o início da pandemia de Covid-19. Além disso, existem mais de 100 acordos interuniversitários entre o Brasil e o Québec, bem como bolsas específicas para brasileiros, como as do Métiers d’Avenir e do Fonds de Recherche du Québec.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Para quem deseja cursar o doutorado como estudante estrangeiro, as taxas são significativamente mais baixas. Cabe destacar, ainda, o incentivo do governo para o estímulo do idioma local, por meio de um programa que oferece cursos gratuitos de língua francesa para estudantes e famílias que passarem uma estadia superior a seis meses em um estabelecimento quebequense. 

Qualidade de vida da província francófona do Canadá

O Québec condensa de maneira culturalmente efervescente o espírito moderno com a preservação de um patrimônio histórico, além de ter baixo índice de criminalidade. A facilidade para brasileiros começa já no caminho para a província, uma vez que há um voo direto entre São Paulo e Montréal operado pela companhia Air Canada. Uma vez no Québec, opções como trens e importantes rodovias surgem. É importante reforçar que o metrô Montréal é um dos melhores do mundo e tem imensa capilaridade (estando dentro de diversos campi, como o da Université de Montréal, por exemplo). Mesmo durante o inverno, o transporte é facilitado no Québec, já que a sociedade é preparada para esta temporada do ano.

Em relação ao custo de vida, as despesas de manutenção no Québec são das mais baratas em países desenvolvidos. Primeiramente pelo fato de a moeda ser o dólar canadense, que é mais barato para brasileiros que o dólar americano, a libra esterlina e o euro. Ademais, os valores das mensalidades são mais em conta que no resto do Canadá e, também, se comparados às taxas nos Estados Unidos. Por fim, o custo de vida é significativamente inferior, quando falamos em América do Norte. Um aluguel em Montréal custa menos do que em Toronto, Vancouver, Los Angeles ou Nova Iorque, por exemplo. 

Gastronomia, paisagens naturais e arte: a cultura no Québec

O Québec é famoso por suas produções audiovisuais, gastronômicas e artísticas. Um dos principais diretores de cinema da atualidade é o quebequense Denis Villeneuve, dos filmes A Chegada, Blade Runner 2049, Duna, entre outros. Na música, desponta a diva pop Céline Dion, conhecida por interpretar a inesquecível trilha do filme Titanic: My Heart Will Go On. Já na culinária, foi do Québec que saiu o famoso prato “poutine”, de batatas fritas com molho de carne e pedaços de queijo, um dos símbolos da gastronomia do Canadá. O circo também é muito forte na província: nada menos que a trupe circense mais célebre do planeta, o Cirque du Soleil (que virá ao Brasil no segundo semestre de 2022) é quebequense. Há, ainda, uma série de festivais: o maior carnaval de inverno do mundo; a Festa Nacional do Québec (La Saint-Jean, no dia 24 de junho, cuja origem é a mesma do São João brasileiro), Festival de Jazz de Montréal e inúmeras atrações de verão.

Quem gosta de aventuras ao ar livre pode admirar as luzes do extremo norte do Québec ou escalar as montanhas dos municípios da região leste. Além disso, é preciso que se diga que não faltam roteiros para explorar a província ao longo da água. De Montreal a Gaspésie, o São Lourenço é ao mesmo tempo rio, estuário e golfo. Na terra ou na água, é fato que encanta o visitante de várias formas.

Os bairros animados e coloridos da capital homônima do Québec são um charme à parte na província.

As melhores universidades do Québec

As universidades quebequenses são uma ótima porta de entrada para os visitantes. O ensino superior contempla mais de 3 mil programas de formação universitária, dos quais cerca de metade são de mestrado e doutorado (e muitos deles são ministrados em inglês e em francês).

O Québec tem mais de 700 centros de pesquisa universitários de prestígio em setores de ponta, como inteligência artificial, aeroespacial, novos materiais, tecnologias quânticas, engenharia biomédica e artes visuais. Os professores das instituições em geral são creditados por órgãos renomados como ASCBS International (EUA), Equis (Europa) e AMBA (Reino Unido).

Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência

Entre as melhores universidades quebequenses está a Université Laval, a mais antiga do Québec e a primeira instituição norte-americana a ter ensino superior em francês. Já a rede ‘Université du Québec’ oferta milhares de programas de ensino em diversas faculdades e institutos, como École de technologie supérieure et la Télé-Université, Université du Québec à Montréal e Institut national de la recherche scientifique. 

A imponente McGill University, por sua vez, é considerada uma das melhores do mundo pelos principais rankings internacionais e recebe estudantes de mais de 150 países. Seu campus principal está localizado na cidade de Montréal, ao pé do Monte Royal e há um campus secundário na cidade de Sainte-Anne-de-Bellevue. Embora esteja localizada na província do Québec, majoritariamente francófona, a universidade possui como idioma de ensino o inglês. É comum, porém, que funcionários e professores dominem ambos os idiomas e alunos podem entregar trabalhos na língua de sua preferência. Já a Université de Montréal, que também tem destaque entre as mais prestigiadas globo, é considerada a melhor universidade francófona do mundo.

Campus da Universidade McGill
Foto: Guilherme Duarte Garcia | Wikimedia Commons

10 motivos para escolher o Québec como destino do intercâmbio

  1. Vida cultural dinâmica;
  2. Ensino superior de qualidade;
  3. Integração entre a área acadêmica e o mercado de trabalho;
  4. Custo de vida inferior em relação ao restante do Canadá, EUA e Reino Unido;
  5. Ambiente intercultural que promove contato com diversas línguas (pode-se estudar em francês ou em inglês no Québec);
  6. Há forte presença de alunos estrangeiros (são mais de 60 mil estudantes internacionais em todo o Québec);
  7. Segurança pública fortalecida;
  8. Sociedade acolhedora;
  9. Turismo urbano (o centro histórico da cidade de Québec é patrimônio da UNESCO);
  10. Natureza exuberante (a exemplo das numerosas estações de esqui, parques nacionais, florestas e o rio São Lourenço, a maior via navegável da América do Norte).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Escrito por Marcela Marcos. Entre em contato com Estudar Fora pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados