InícioBolsas de EstudoDAAD: conheça a maior organização de financiamento de bolsas do mundo

DAAD: conheça a maior organização de financiamento de bolsas do mundo

Redação do Estudar Fora - 19/10/2023
Comentários:

O DAAD Deutscher Akademischer Austauschdienst, em português “Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico” é o maior programa de bolsas para estudantes e pesquisadores do mundo. A organização é financiada pelo governo alemão e por instituições de ensino superior da Alemanha.

Pelo DAAD passaram mais de 11 prêmios Nobel. O programa possui alguns alumnis notáveis, entre eles: o escritor e Nobel peruano Mario Vargas Llosa; a escritora canadense Margaret Atwood; a escritora e diretora de cinema norte-americana Susan Sontag; a escritora e Nobel bielorrussa Svetlana Alexievich; o jornalista e escritor polonês, Ryszard Kapuściński; e o diretor de cinema estadunidense Jim Jarmusch.

Atualmente, o DAAD está com inscrições abertas para estudantes de mestrado e doutorado concorrerem a bolsas de estudo na Alemanha com duração de um a dois anos. Veja aqui mais informações sobre a oportunidade. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Sobre o DAAD

O DAAD foi fundado em 1925 por um estudante da Universidade de Heidelberg na Alemanha quando ele realizou um projeto de intercâmbio de estudantes alemães para Nova Iorque. O sucesso do projeto foi tão grande que resolveram criar uma associação para expandir a proposta, que hoje é apoiada por diversas universidades e organizações de estudantes alemãs, além de contar com fundos do governo alemão.

Desde então, o DAAD já apoiou mais de 1,9 milhão de estudantes com programas de intercâmbio por todo o mundo. Mas seu trabalho vai além de oferecer bolsas de intercâmbio: está entre suas atividades também a internacionalização de universidades alemãs, o apoio a instituições acadêmicas em países em desenvolvimento, fortalecimento da literatura germânica no mundo e, ainda, assessora políticas em educação e em ciência.

Programas Oferecidos

Os programas de bolsa do DAAD dividem-se por formação, área e formato da bolsa. Existem programas voltados para todas as etapas de ensino: desde graduandos até doutores e professores universitários nas mais diversas áreas. Há bolsas para medicina, engenharia, música, arte, esporte, matemáticas, ciências naturais, direito, economia, ciências sociais, língua e estudos culturais, medicina veterinária, agronomia, engenharia florestal e nutrição.

Leia também: Guia de idiomas e 9 dicas de como aprender línguas em casa

Para cada uma dessas áreas, é possível encontrar formatos de bolsa bem diversificados. Podem ser visitas de estudo (com duração de 7 a 12 dias), formação sanduíche, estágios e pesquisas de curta duração (até 6 meses), assim como bolsas de estudo ou pesquisa completa (de 6 a 36 meses, dependendo da formação e do programa).

Os valores do financiamento variam de 750 euros para graduados ou 1.000 euros para doutores em alguns programas mais curtos e podem chegar até 2.300 euros para pós-doutorandos, professores e cientistas seniores. Vale lembrar também que boa parte desses programas exigem proficiência no idioma inglês ou alemão. Os prazos para inscrição variam conforme o programa da bolsa.

Por fim, o mais interessante é que o DAAD divulga não apenas os seus programas, mas informações de outras fundações e universidades, contando com um dos maiores banco de dados de bolsas de estudo e de pesquisa na Alemanha. E para organizar toda esse conteúdo, eles elaboraram uma ferramenta de busca com vários filtros por formação e por área (confira clicando AQUI).

Vale lembrar também que no Brasil o DAAD conta com um escritório regional no Rio de Janeiro e um Centro de Informação em São Paulo. Estamos torcendo para que você encontre o seu programa de estudo ou de pesquisa na Alemanha.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados