//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoIdiomasVocê fala algum dos idiomas mais falados do mundo?

Você fala algum dos idiomas mais falados do mundo?

Ana Moraes - 18/10/2023
Comentários:

É fato que aprender outro idioma abre portas para o mundo, afinal, a habilidade falar outra língua amplia conhecimentos sobre diferentes culturas e traz versatilidade na comunicação, de modo geral. Mas você já se perguntou quais são os idiomas mais falados, entre todas as variantes existentes? 

Neste post, vamos falar sobre os principais, seus países de origem, número de falantes e outras curiosidades. Acompanhe!

Idiomas mais falados do mundo

Inglês 

Conhecido como “idioma universal”, o inglês tem mais de 1,3 bilhão de falantes, sendo que quase 400 milhões deste total são nativos. A língua inglesa é a mais utilizada para intercâmbios e, cada vez mais, tem se tornado um requisito para o campo profissional. 

A universalidade do idioma tem relação com a colonização britânica, mas também com a intensa produção cultural (neste último caso, principalmente em razão da cultura norte-americana disseminada pelo mundo com filmes, músicas etc). 

Leia também: As melhores dicas e recursos online e de graça para aprender a falar inglês – do zero à fluência

Mandarim

O termo “mandarim” se refere a um conjunto de dialetos falados em diferentes regiões da China. Trata-se da língua com mais falantes nativos no mundo (o número passa de 900 mil), utilizado em outros países asiáticos além da China, como Taiwan e Singapura. 

Aprender mandarim significa ter a oportunidade de se abrir para os negócios, já que é um idioma bastante associado ao mundo corporativo. Outra razão é que, a cada ano, mais de 150 milhões de chineses saem do país para viajar a lazer, e uma parcela ainda muito pequena deles vem ao Brasil. Com o crescimento do poder aquisitivo dessa população, atraí-los para cá pode gerar bastante dinheiro. Saiba mais neste link

Hindi

A Índia tem uma série de idiomas (entre os quais estão o próprio inglês), o que se deve ao fato de ter uma grande densidade populacional. Porém, o mais falado deles é o Hindi, que tem mais de meio bilhão de falantes. Embora não seja tão popular fora do país, é a língua mais importante do segundo país mais habitado do mundo. Além da Índia, é também falado por boa parte dos nepaleses.  

Espanhol

A língua espanhola liga a Espanha à América Latina e figura na quarta posição na lista de idiomas mais falados do mundo, além de ser um dos mais estudados. Tem mais de meio milhão de falantes e o segundo país com o maior número de pessoas que falam espanhol, depois da Espanha, são os EUA. 

Aprender espanhol e tirar o certificado de fluência pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho e estudo, incluindo bolsas para programas em espanhol e concursos internacionais. Saiba mais aqui

Leia também: 6 recursos gratuitos para quem quer aprender mandarim

Francês

De maneira semelhante ao inglês, o francês (idioma oficial de 30 países) também é considerado uma língua universal, falada em diversos órgãos internacionais, como nas Nações Unidas e no Tribunal de Justiça Europeu. O idioma também é a segunda língua mais ensinada do mundo, depois da inglesa. Por esses fatores, aprender francês pode abrir uma série de oportunidades em universidades e empresas internacionais.

Além da França, a língua francesa também é falada no Canadá, na Bélgica, Suíça, em Mônaco e em Luxemburgo. Na África, devido aos séculos de colonização francesa no continente, é um idioma presente em países como Benin e Costa do Marfim. Saiba mais aqui

Árabe

Com 274 milhões de falantes nativos, o árabe é a língua mais popular entre os muçulmanos. É falado principalmente na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos e tem aumentado sua abrangência graças à expansão econômica desses países. 

Assim como o mandarim, o árabe tem sido associado aos negócios, tornando-se importante para reforçar as habilidades do currículo. Para quem quer trabalhar com pesquisa envolvendo assuntos do Oriente Médio, falar árabe é de suma importância.  

Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência

Bengali

O bengali, também conhecido como bengalês, é uma língua indo-ariana, falada por cerca de 265 milhões de pessoas (a maioria delas, nativas). Com origem no sânscrito, é o idioma oficial de Bangladesh e do estado-vizinho de Bengala Ocidental.

Russo

Idioma oficial da Rússia, de Belarus e do Quirguizistão, o russo é considerado a língua-mãe da população em outros 19 países. De origem indo-europeia, tem mais de 117 milhões de falantes nativos. Uma curiosidade é que apenas 5% dos russos falam inglês, portanto, se a ideia é estudar no país, é fundamental conhecer seu idioma oficial.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados