InícioUniversidadesMay the Fourth: Conheça cursos em universidades do exterior sobre a saga...

May the Fourth: Conheça cursos em universidades do exterior sobre a saga Star Wars

Priscila Bellini - 04/05/2021
Comentários:

Os apaixonados por Star Wars podem aproveitar cursos especiais sobre a série em universidades estrangeiras. Instituições dos Estados Unidos e do Reino Unido dispõem de disciplinas sobre a série, de análises filosóficas até aspectos científicos ligados à franquia criada por George Lucas. Além das disciplinas, há um canal do Youtube com uma série de vídeos relacionados.

Em homenagem ao May the Fourth, o Dia de Star Wars, as instituições de ensino lançam eventos, debates e aulas temáticas. Durante o ano letivo, entretanto, a temática continua nos exemplos em sala e em disciplinas centradas nos filmes, em departamentos de Física, Filosofia e até Direito. Há ainda uma rede mundial de professores, que se autointitulam “rogues“, que compartilha as práticas em sala de aula que incluem aspectos da obra.

Conheça alguns dos cursos e materiais especiais lançados por universidades estrangeiras e entenda de que forma alunos do mundo todo analisam Star Wars.

Filosofia e Star Wars na Universidade de Glasgow

O professor John Donaldson lançou o curso temático “Star Wars and Philosophy: Destiny, Justice and the Metaphysics of the Force” (“Star Wars e a Filosofia: Destino, Justiça e a Metafísica da Força”, em português). Ministrada na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, a disciplina surgiu após o docente dar uma aula especial no 4 de maio de 2017 e se surpreender com o interesse dos alunos.

Leia também: Brasileira conta como é fazer mestrado em ficção científica

O tema central da iniciativa é a relação entre livre arbítrio e a responsabilidade moral. O professor Donaldson destacou, no site da universidade, questões filosóficas para quando os fãs de Star Wars assistissem ao último filme lançado:

#1 Se o personagem é orientado pela Força, como pode ser moralmente responsável pelo que faz?

#2 A Força é algo natural e não-mágico? Ou é algo não-natural e mágico?

#3 Qual a diferença entre uma coisa não-mágica e natural e um elemento mágico e não-natural?

“Star Wars e Literatura Medieval”, da Universidade de Wyoming

Na Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos, a relação estabelecida com Star Wars tem a ver com literatura medieval e foi proposta pelo professor Ryan Croft. A disciplina English 4640 apresenta as temáticas medievais por um viés comparado, e analisa temas como gênero, religião e a guerra.

Leia também: Brasileira ganha bolsa de George Lucas para estudar cinema

Depois das aulas expositivas, chega o momento de avaliar os alunos. Nesse caso, a forma escolhida pelo docente foram essays elaborados pelos estudantes. Entre os assuntos, estão o orientalismo e a representação de personagens em Star Wars, além dos papéis de gênero na literatura clássica e na saga cinematográfica.

Super Direito Intergalático, no Gettysburg College

Os alunos do Gettysburg College, um liberal arts college localizado no estado da Pensilvânia, podem aprender sobre Common Law e Civil Law de uma forma diferente. A matéria Law-369, batizada de Intergalactic Super Law, aborda o Direito Comparado usando casos como o Império comandado por Palpatine para explicar, por exemplo, a lei hindu.

Não se trata apenas de discutir Star Wars, mas também de usar como base a ficção científica e os universos como da Marvel e da DC Comics para entender o Direito “de verdade”.

Clube estudantil para lutas com sabre de luz

Os estudantes da Universidade de Nevada em Las Vegas, nos Estados Unidos, formaram um clube para batalhas com sabre de luz. Seguindo a tradição de Star Wars, eles se reúnem para coreografar as lutas, acertar o figurino e elaborar peças de vídeo e fotos para divulgação do grupo.

Em vez de ficarem limitados às apresentações na universidade, os estudantes já fizeram performances em eventos e junto a organizações como a Make a Wish Foundation.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados