//username of moderater
Fundação Estudar
InícioMundoCursos de inovação e sustentabilidade são destaques no Canadá

Cursos de inovação e sustentabilidade são destaques no Canadá

Marcela Marcos - 11/08/2023
Comentários:

Fazer intercâmbio no Canadá é o grande sonho de estudantes no mundo inteiro – e não é para menos. O país norte-americano tem uma cultura vibrante, ambiente acolhedor (inclusive para fixar residência) e inúmeras chances de desenvolvimento profissional. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

As vantagens em escolhê-lo para cursar graduação, pós-graduação, MBA ou idiomas foram apresentadas por algumas das instituições de ensino mais renomadas durante o Canada Day, evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) no início de julho. A seguir, trazemos um panorama da iniciativa!

Destaques do Canadá, segundo brasileiros

O Canadá foi o país que mais recebeu estudantes para os cursos de intercâmbio em 2022 (21,3%), segundo a pesquisa Brazilian Educational & Language Travel Association, realizada pela Belta – Associação de Agências de Intercâmbio.

No caso dos alunos brasileiros, algumas das razões por trás da escolha são diversidade cultural, qualidade de vida, segurança, empregabilidade, alta qualificação e, claro, paisagens estonteantes. Outro motivo, entretanto, também chamou atenção no levantamento: a inovação dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino canadenses, sejam eles de graduação ou pós, incluindo MBA.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: saiba como é a experiência

Um dos exemplos dessa atualização constante dos programas é o fato de incluírem disciplinas pautadas nos conceitos ESG – sigla para Environmental, Social and Governance. O Canadá já era tradicionalmente conhecido pela grande oferta de cursos de idiomas. Adicionalmente, passou a ser visto como terreno fértil para preparar alunos não só para os desafios relacionados ao mercado de trabalho, mas também desenvolver o pensamento crítico sobre temas que envolvem tecnologia, gestão e meio ambiente e sua aplicação prática no dia a dia. 

Opções de estudo e application no Canadá

Para fazer um curso superior no país norte-americano, o estudante internacional precisa apresentar documentação escolar equivalente e comprovar o nível de proficiência em inglês ou francês. Aqueles disponíveis para a graduação (college) têm duração de dois a quatro anos e são voltados para carreiras mais técnicas ou práticas.

Já os programas das universidades (entenda aqui a diferença) costumam ter duração de três a quatro anos e são desenhados para os alunos que querem seguir carreira acadêmica, como pesquisador ou continuando os estudos a nível de mestrado e doutorado. 

Quem já tem diploma de bacharel ou licenciatura pode optar pelos cursos de pós-graduação no Canadá, que duram, em média, de seis meses a dois anos. Há, ainda, o MBA, cujo público-alvo são alunos que buscam especialização nas áreas de gestão, negócios ou tecnologia. Os cursos de idiomas também são oferecidos por algumas instituições de ensino, como uma fase de preparação do aluno para os cursos superiores.

Cursos mais procurados por brasileiros no Canadá

Inovação e desenvolvimento sustentável são temáticas que têm se mostrado os principais diferenciais culturais de leste a oeste no país norte-americano, conforme nas palestras de algumas das principais instituições de ensino que estiveram presentes no Canada Day. Veja quais são os cursos mais procurados por brasileiros:

University Canada West (UCW)

Com cursos inovadores nas áreas de negócios e tecnologia, a University Canada West (UCW) foi reconhecida com a terceira melhor universidade do Canadá e a primeira em British Columbia pelo prêmio 5 estrelas de excelência no conceituado QS Stars University Rankings.

Um destaque é o Master of Business Administration (MBA), desenhado em parceria com o Digital Marketing Institute (DMI) para oferecer ao aluno um ambiente focado em negócios, marketing e tecnologia digital. Entre as opções de bacharelado, o destaque é para o Bachelor of Commerce (Bcom) e o Bachelor of Arts in Business Communication (BABC). Nos dois casos, a graduação é de quatro anos. 

Leia também: Confira os prós e contras de estudar no Canadá

A UCW também oferece o curso Associate of Arts (AA), com duração de dois anos e voltado aos estudantes que ainda não decidiram qual área escolher e querem conhecer um pouco de cada uma para identificar as carreiras que mais se adequam aos seus desejos e necessidades. A UCW possui quatro ingressos durante o ano, nos meses de janeiro, abril, julho ou outubro. 

Queen’s University

A Queen’s University, em Kingston, Ontario, oferece o QBridge, programa especialmente desenvolvido para preparar o aluno que quer ingressar no ensino superior, mas ainda não domina o inglês. Os programas de graduação e pós são mais de 125, em diversas áreas, como direito, medicina, enfermagem, engenharia, mineração, artes, ciências, educação, negócios, política, e voltados para alunos de todas as idades. 

Entre aqueles de curta duração, destaque para o curso desenhado com metas para o desenvolvimento sustentável, de três semanas, intermediário. É composto por uma série de atividades, viagens e excursões para o verão e para o inverno. 

New York Institute of Technology – Vancouver 

Instituição tradicionalmente conhecida como o berço da animação 3D e pioneira no ensino de robótica, a New York Institute of Technology oferece cursos de mestrado em diversas áreas, especialmente em engenharia, ciência e tecnologia. Alguns dos cursos mais procurados são o Master of Energy Management, Master of Science in Cyber Security e os MBAs – General in Business Administration, Finance e Business Analytics. Destaque para a área de economia verde, ou cleantech (setor da tecnologia relacionado ao meio ambiente e à redução de impacto ambiental).

O campus está localizado em Vancouver, cidade na costa oeste do Canadá, com grande vocação turística, e que concentra grandes empresas, consultorias e bancos. A New York University Vancouver é a única instituição privada da costa oeste do Canadá que possui a acreditação da The Association to Advance Collegiate Schools (AACSB) para os cursos de MBA. Os alunos também podem cursar um semestre no campus de Manhattan, NY. Saiba mais na página de admissions da instituição. 

Lakeland College

Localizado entre as províncias de Alberta – quarta mais populosa do Canadá – e Saskatchewan, no centro-oeste do país, o Lakeland College possui uma localização estratégica, que eleva as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.

Os cursos de graduação em seus dois campi (Vermilion e Lloydminster) oferecem diplomas de um ou dois anos em diversas áreas como ciência agrícola, negócios, design de interiores, ciência ambiental etc. A instituição também tem cursos de bacharelado nas mesmas áreas, com duração de até quatro anos, que têm como vantagem proporcionar vivência in loco

Algonquim College

Reconhecida como um dos maiores e melhores polos tecnológicos e de pesquisa do Canadá, Algonquim College está localizada em Kanata North, em Ottawa, à leste da Província de Ontário, próximo à fronteira com Québec e entre as cidades de Toronto e Montreal. A instituição oferece em seus três campi – Ottawa, Pembroke, Perth – cursos em diversas especialidades, com diplomas técnicos ou bacharelado, em mais de 180 programas, distribuídos em carreiras de artes e tecnologia.

Em parceria com o CDI College, de Toronto, o Algonquim College disponibiliza programas específicos para estudantes internacionais, em dois campi, North York e Mississauga. Entre os cursos, há opções nas áreas de negócios, tecnologia, arte e design, que contam com a estrutura do CDI College e professores e certificações do Algonquim. 

NorQuest College

Localizado no centro de Edmonton, na província de Alberta, considerada uma das cidades com o menor custo de vida do Canadá, o NorQuest College tem dois campi com mais de 30 programas de cursos nas áreas de negócios, meio ambiente e tecnologia, saúde, recursos humanos. 

As áreas de saúde e business estão entre as mais procuradas, mas cursos novos como o programa Arts and Sciences, com duração de dois anos, também atraem a atenção dos estudantes internacionais.  

Leia também: Vida de estudante: como é morar em Montréal, no Canadá?

O NorQuest College também é reconhecido pelos programas de inglês como segunda língua (English as a Second Language – ESL) voltados para atualização acadêmica, programas de transferência universitários ou para a obtenção de certificados e diplomas. 

Mission Public School

O Mission Public School conta com uma localização privilegiada, ao lado de paisagens exuberantes, como o vale do rio Fraser e montanhas. A uma hora de Vancouver, o Mission Public School está situado na cidade de Mission, em British Columbia, reconhecida pela sua excelência acadêmica e currículo inovador.

Os cursos da instituição são reconhecidos por todas as universidades canadenses e americanas e os alunos procuram a instituição para melhorar o inglês e para que a transição para as universidades seja mais tranquila, já que aprendem diferentes matérias, em artes, negócios, ciências, todas em inglês, como uma forma de preparo para o ingresso nos cursos de graduação ou nas universidades. 

Quer obter mais informações sobre cursos no Canadá de modo geral? Acesse a página oficial de estudos no país norte-americano ou do Centro canadense de informações para credenciais internacionais.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados