//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararComo o ChatGPT pode te ajudar a estudar fora

Como o ChatGPT pode te ajudar a estudar fora

Marcela Marcos - 11/08/2023
Comentários:

Você já deve ter visto pelo menos uma menção na internet sobre o famoso ChatGPT, um robô desenvolvido pela empresa OpenAI que interage com usuários por meio de inteligência artificial (IA). Trata-se de um chatbot capaz de responder a questionamentos complexos de maneira criativa e com raciocínio ordenado, em uma evolução de ferramentas do tipo que, até então, ofereciam respostas de forma limitada. 

O ChatGPT foi lançado no final do ano passado e rapidamente ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários. Para citar só algumas funcionalidades (bem simples para o chatbot da OpenAI, aliás): a ferramenta é capaz de auxiliar em tarefas de tradução automática, resumir textos, produzir conteúdos para redes sociais etc.

Leia também: Melhores universidades para estudar Inteligência Artificial

Apesar de estar no centro de uma discussão – antiga – sobre a substituição dos humanos pelas máquinas e dos dilemas da IA, o fato é que o ChatGPT pode te ajudar a estudar fora. Neste post, vamos mostrar como!

Como funciona o ChatGPT

O chatbot utiliza um algoritmo baseado em IA que foi criado por um laboratório de pesquisas nos EUA, sediado em São Francisco. A sigla se refere ao termo Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido como “transformador pré-treinado generativo”.

A inteligência artificial generativa é um tipo de tecnologia capaz de criar conteúdo original. No caso do ChatGPT, estamos falando de textos, mas há ferramentas que criam imagens, música etc. O software da OpenAI se alimenta de dados coletados na web e cruza as informações para originar as respostas. 

A grande sacada para obter um bom resultado com o chatbot é saber fazer as perguntas certas. Vale mencionar que as respostas precisam ser conferidas, porque, como qualquer ferramenta de automação, podem conter erros. Outra limitação é com relação à base de dados, que é de 2021, o que significa que o ChatGPT não consegue responder assertivamente a questionamentos sobre fatos posteriores a esta data.

Obtendo informações sobre universidades com o ChatGPT

Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve o ChatGPT, vamos falar sobre os benefícios da ferramenta para quem deseja estudar fora! Uma das pesquisas mais básicas que os estudantes costumam fazer antes de decidir para quais instituições vão aplicar é sobre as melhores universidades do mundo. Ao perguntar isso diretamente ao chatbot, o software elenca uma lista das 10 melhores, incluindo um texto de introdução da lista, conforme reproduzimos a seguir:

Os rankings das universidades podem variar dependendo da metodologia e dos critérios utilizados. No entanto, de acordo com o 2022 QS World University Rankings, as 10 melhores universidades do mundo são:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – Estados Unidos

Universidade de Stanford – Estados Unidos

Universidade de Harvard – Estados Unidos

Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) – Estados Unidos

Universidade de Oxford – Reino Unido

Universidade de Cambridge – Reino Unido

ETH Zurich – Instituto Federal Suíço de Tecnologia – Suíça

Universidade de Chicago – Estados Unidos

Universidade da Pensilvânia – Estados Unidos

Universidade de Tóquio – Japão

Também é possível usar o ChatGPT para pedir uma lista de todas as universidades de determinado país ou cidade. Ao pedir para a ferramenta pesquisar as instituições de Paris, por exemplo, automaticamente vem a resposta com vários nomes listados. Quando perguntamos “como estudar na Sorbonne”, temos, como resposta, um texto de quatro parágrafos, que contextualiza a prestigiada instituição francesa e os requisitos de admissão mais básicos.

Leia também: Onde fazer mestrado em cibersegurança no exterior

Ideias para essays com o ChatGPT

O chatbot pode ajudar a fazer uma redação em uma etapa anterior à própria escrita, gerando ideias para escrever um ensaio. Para dar um exemplo concreto, digitamos o seguinte comando: “escreva um capítulo para um ensaio sobre bioenergia”. Em segundos, a plataforma listou quatro parágrafos, contendo: introdução, tipos, benefícios e desafios de bioenergia. 

Também é possível pedir que o bot escreva um esboço de um artigo, desde que você digite um primeiro parágrafo, apenas. Outra instrução possível é solicitar ao ChatGPT que encontre fontes para seu trabalho, ou que explique algum conceito. Todas estas formas de uso podem ser particularmente interessantes para ajudar na redação de essays, tão importantes para os applications. O ChatGPT pode, ainda, corrigir erros e sugerir melhorias na gramática e no vocabulário em inglês, o que vem a ser fundamental para aprimorar o idioma.

Outras formas de usar o ChatGPT para estudar fora

O planejamento para estudar fora tem como etapa crucial a elaboração de um cronograma de estudos. Até nisso o ChatGPT pode ajudar! Basta separar os assuntos que deseja aprender e em qual período deseja se preparar. Depois, é só inserir as informações no prompt da plataforma.

Outra “mãozinha” possível para estudar fora é pedir que o chatbot faça fichamentos de livros ou artigos, por exemplo, com frases simples e direta, a exemplo de “resuma este texto”, seguidas do conteúdo integral.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados