Um Projeto: Fundação Estudar
Montréal, no Canadá

Vida de estudante: como é morar em Montréal, no Canadá?

Por Nathalia Bustamante

Mais de 17 mil estudantes internacionais escolheram ir estudar e morar em Montréal, no Canadá – e não é à toa. A cidade já foi por diversas vezes apontada como uma das melhores cidades do mundo para estudantes, por sua segurança, sua multiculturalidade e, principalmente, por suas boas instituições de ensino.

A cidade possui quatro universidades – a Universidade de Montréal, Universidade de Québec em Montréal, Universidade Concordia e McGill University,  a melhor do país. Há também um número grande de CEGEPs (centros de ensino técnico típicos do sistema de ensino do Canadá). Assim, a população estudantil, tanto internacional como local, tem uma grande influência no estilo de vida da cidade.

Estando a 8 horas de viagem de Nova York, Montréal também é uma cidade cosmopolita. Imigrantes foram importantes para o desenvolvimento da cidade desde o século 18, o que torna o ambiente da cidade bastante multicultural. Assim, se em algum momento você sentir saudades de casa, há uma grande comunidade de brasileiros por lá. Além disso, as comunidades de outros países oferecem uma excelente oportunidade para estar em contato com diferentes culturas e fazer amigos do mundo todo, como explica o estudante de mestrado Daniel Milazzo, da Universidade de Montréal, no vídeo abaixo.

Diferente de Nova York, porém, Montréal é uma cidade relativamente pequena, e por isso é muito fácil se locomover. Como as três principais universidades estão no centro da cidade, é possível caminhar entre elas e, mesmo morando longe do centro, o transporte público (ônibus e metrô) é bem eficiente. “Posso vir de bicicleta pra universidade”, explica Daniel – embora a neve do inverno possa impossibilitar alguns trajetos.

Uma cidade híbrida: euro-americana

Com colonização francesa, Montréal possui diversas características de grandes cidades europeias. Mas a cultura americana e europeia se funde criando uma vibe muito peculiar na cidade. É possível, por exemplo, encontrar grandes lojas tradicionais dos Estados Unidos, como Walmart e Dolarama, enquanto morar em Montréal te incentiva a adotar um estilo de vida mais europeu – com muitas lojas de alimentação saudável e uso disseminado de transporte público.

Além disso, Montréal também tem o benefício de ser uma cidade bilíngue – quem fala apenas inglês ou apenas francês terá uma oportunidade única de melhorar suas habilidades no outro idioma.

 

Leia também:
Meu mestrado no Canadá: aproveitando o frio, os amigos e as bolsas!
Montreal: intercâmbio bilíngue no Canadá
Toronto ou Vancouver? Onde estudar no Canadá

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo