InícioIntercâmbioComparando Destinos: Portugal ou Espanha?

Comparando Destinos: Portugal ou Espanha?

Nathalia Bustamante - 02/03/2017
Comentários:

Portugal e Espanha chegaram a ser um só país, nos tempos da União Ibérica, no século XV. A proximidade, geografia e origem latina fazem com que os povos se pareçam e tenham tradições semelhantes – há quem diga, por exemplo, que há mais diferença entre um catalão e um andaluz (duas regiões espanholas) do que entre a região da Galícia e Portugal.

Ainda assim, diversos aspectos (inclusive econômicos) são diferentes entre os dois países e podem refletir em uma experiência acadêmica bastante diversa – a começar pela língua. Embora na Espanha, para brasileiros, seja vantajosa pelo aspecto de aprender um novo idioma, se seu objetivo é falar inglês Portugal é uma opção melhor, pois os portugueses falam inglês melhor que os espanhóis.

Além disso, dependendo da sua área de estudos, um dos países pode oferecer benefícios maiores. Quem não gostaria de estudar artes no país de Goya e Picasso, por exemplo? Já os portugueses são reconhecidos pela diplomacia, com famosas escolas de Direito e Relações Internacionais.

Quer comparar os destinos? Confira o vídeo abaixo e entenda se Portugal ou Espanha fazem o seu estilo:

 


Comparando Destinos

Em parceria com a Andrea Tissen, especialista em ensino superior e responsável pelo Blog da Tissen, o Estudar Fora produziu esta websérie que visa comparar dois ou mais destinos muito procurados pelos brasileiros. Nos próximos capítulos, daremos mais voltas pela Europa respondendo à pergunta: Para onde eu devo ir?

Não deixe de assistir também o episódio anterior: Costa Leste ou Oeste dos Estados Unidos e Nova Zelândia ou Austrália. E fique ligado no Estudar Fora para novos episódios!

 

Leia também:
Quanto custa estudar em Portugal?
Fundação Carolina oferece 521 bolsas para pós-graduação na Espanha

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados