Um Projeto: Fundação Estudar
medicina no exterior

Como estudar medicina no exterior? Saiba como é o curso fora do país

Por Priscila Bellini

Curso pode ser classificado como graduação ou pós, dependendo do país. Conheça o processo de seleção e como funciona a formação fora do Brasil.

Muitos brasileiros procuram o curso de medicina no exterior pensando na concorrência que enfrentariam no Brasil. Seja por aqui, seja em países europeus ou nos Estados Unidos, vale lembrar que o número de interessados no curso continua alto.

Há, logo de cara, dois “tipos” de curso: o classificado como graduação e o de pós-graduação. É uma classificação que varia de país para país. No primeiro caso, como acontece na Argentina, é necessário que o aluno curse o chamado “pre-med”, preparatório para o ramo, antes de seguir para a graduação. Entre os países que classificam Medicina como pós-graduação, como é o caso dos Estados Unidos, resta ao estudante fazer uma faculdade em áreas correlatas antes, como Biologia. Só depois disso, é possível fazer uma nova application, dessa vez para as medical schools.

Também é necessário ter em mente o tipo de formação disponível no país e sua abordagem. Em Cuba, por exemplo, os currículos voltam-se à atenção básica e à medicina preventiva. Outro fator importante é o tempo: afinal, assim como no Brasil, os cursos no exterior têm duração maior do que a média. Unindo o período de uma graduação à pós em Medicina, por exemplo, o tempo dedicado pode chegar a dez anos.

Faça um pequeno cadastro e baixe aqui o e-book gratuito sobre medicina no exterior!

Uma das preocupações dos estudantes que se interessam pela área médica vem da possibilidade de exercer a profissão no Brasil. Por isso, vale destacar que todos os alunos passam pelo crivo do Revalida, um exame padronizado e nacional, que atesta se eles podem ser médicos por aqui.

Confira, no vídeo abaixo, como é estudar medicina fora e conheça detalhes sobre a formação em países como Portugal e Estados Unidos.

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo