InícioBolsas de EstudoDicas para conseguir uma bolsa do Instituto Ling, de um ex-bolsista

Dicas para conseguir uma bolsa do Instituto Ling, de um ex-bolsista

Gustavo Sumares - 28/02/2019
Comentários:

Fazer pós-graduação em universidades de ponta dos Estados Unidos, como Harvard ou Stanford, é o sonho de muita gente. Mas esse sonho tem um preço bem elevado, na forma dos tuition fees dessas universidades. É verdade que elas oferecem bolsas de estudo, mas são em número relativamente pequeno. Felizmente, há também instituições que oferecem bolsas semelhantes, como o Instituto Ling.

O Instituto Ling é uma organização que fica em Porto Alegre, no rio Grande do Sul. Fundado por um casal de imigrantes chineses, ele tem o objetivo de contribuir para a transformação do Brasil por meio de investimentos em educação. Desde sua criação em 1995, ele já ofereceu mais de 230 bolsas de estudo para cursos de pós-graduação no exterior. E, atualmente, está com inscrições abertas para seu programa de bolsas.

Como é o application para bolsas do Instituto Ling?

Um dos bolsistas do instituto foi Rafael Cunha, que também participou do Programa de Líderes da Fundação Estudar. Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele trabalho por cinco anos depois de sua graduação. Desses cinco anos, os três mais recentes foram passados na consultoria McKinsey. “E lá, a gente é muito estimulado a fazer MBA fora”, conta.

Leia mais: Dicas para quem quer uma bolsa do Governo da Nova Zelândia (ou qualquer outra!)

Ele se candidatou aos programas de MBA de Harvard e de Stanford, mas conta que acabou se identificado mais com o de Stanford. E também passou pelo processo de application do Instituto Ling para conseguir uma bolsa de estudos.

Segundo Rafael, o processo envolve uma série de etapas. “Você compartilha o seu application do MBA, e tem que escrever sobre sua trajetória pessoal, suas motivações, por que você escolheu aquela escola, e reafirmar seu compromisso em voltar. Depois tem uma dinâmica de grupo, que é como um debate que acontece entre os candidatos, e uma entrevista com os fundadores”, conta.

Mas o processo, nas palavras de Rafael, “é mais pessoal e ideológico” do que, por exemplo, o processo seletivo do Programa de Líderes. “Dentro do processo, eles perguntam sobre sua orientação política, e o importante é você ser autêntico e demonstrar convicção, mas fundamentar seu posicionamento de uma maneira esclarecida e educada”, diz. Não é que eles estejam de busca de pessoas que pensem desta ou daquela maneira, mas sim de pessoas que tenham opiniões bem fundamentadas. O processo, de acordo com o bolsista, “necessariamente vai tocar em temas incômodos, mas se você ficar em cima do muro vai ser pior”.

Dicas para se sair bem

Por esse motivo, ele acredita que um aspecto importante da candidatura ao processo seletivo do Instituto Ling é pensar bem na própria trajetória e ter clareza sobre os próprios objetivos. “O importante ´é você tentar fazer uma candidatura que seja bem justificada em todos os fronts”, comenta.

Leia mais: Seis países em que é possível estudar de graça – ou quase

E, para isso, ele argumenta que há um elemento essencial: tempo. De acordo com as recomendações de Rafael, uma das dicas mais importantes é “fazer as coisas com antecedência”. Assim, o candidato terá tempo de escrever bons essays, pedir cartas de recomendação com calma, revisar melhor e fazer ajustes à sua application. “Muita gente qualificada roda por falta de tempo”, comenta.

Mas para quem pretende fazer um MBA, onde quer que seja, Rafael recomenda ter a mente aberta para as possibilidades que ele abre. Ele próprio tinha a intenção de, após o MBA, continuar sua carreira na área de consultoria. Mas durante os estudos, conheceu outras áreas que pareciam mais promissoras. “E eu persegui a minha hipótese com o MBA e descobri que valia a pena”, conta.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados