//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas para cursos curtos sobre energia limpa em Berlim

Bolsas para cursos curtos sobre energia limpa em Berlim

Gustavo Sumares - 27/02/2019
Comentários:

Se você tem interesse em temas como mudanças climáticas, energia renovável e políticas públicas para uma sociedade mais limpa, essa bolsa é para você. A organização alemã Agora Energiewende está oferecendo bolsas para cursos curtos (de seis semanas) sobre esses temas em sua sede em Berlim.

Os bolsistas, nas palavras da organização, terão a oportunidade de “aprender diretamente com nossos especialistas em energia sobre por que, como e quando organizações independentes podem apoiar a transformação energética”. Receberão também mentoria individual dos especialistas da instituição, além de apoio financeiro para os custos da viagem, moradia e alimentação.

No total, serão 40 horas de aula no curso (e outras 40 de estudo individual), dez horas de mentoria individual, e dez horas de excursões de estudo em Berlim e no entorno da cidade. Essas excursões incluem visitas guiadas de campo, seminários e discussões com pessoas envolvidas na questão de transformação energética.

Inscrições

Podem se candidatar à bolsa brasileiros com idade entre 25 e 35 anos, com graduação em Economia, Ciências Ambientais, Engenharia, Ciência Política ou semelhantes (mestrado é um diferencial), empregados e com ao menos dois anos de experiência profissional em sua área.

Será dada preferência a candidatos com bom entendimento sobre sistemas, economia e políticas de energia. Ter familiaridade com políticas e processos de transição energética também contará como um diferencial. Finalmente, é necessário que os candidatos demonstrem domínio da língua inglesa.

O processo de candidatura, no entanto, é bem simples. Basta acessar este link e fazer upload de dois documentos: um CV atualizado e uma carta de motivação. Na carta, o candidato deve explicar por que gostaria de receber a bolsa e expor o tema de transformação energética que gostaria de discutir com seu mentor enquanto estiver em Berlim.

Os cursos da Agora Energiewinde acontecem regularmente ao longo do ano. Por isso, ainda que o período mais recente de inscrições tenha se encerrado, outro período deverá se iniciar em breve. As datas exatas das inscrições e das aulas podem ser vistas neste link.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados