Inicio Alunos do Prep são mais de 15% dos brasileiros aprovados em universidades dos EUA

Alunos do Prep são mais de 15% dos brasileiros aprovados em universidades dos EUA

0
Alunos do Prep são mais de 15% dos brasileiros aprovados em universidades dos EUA

Se você pensar em fazer graduação nos Estados Unidos, precisa ficar de olho no Prep Estudar Fora, o programa da Fundação Estudar que oferece apoio a jovens brasileiros que queiram estudar por lá! No último ano letivo, 15,5% dos brasileiros aprovados em 40 das melhores universidades dos Estados Unidos foram alunos do Prep.

Esses dados fazem parte de uma pesquisa inédita da Fundação Estudar, que avaliou o ingressos de brasileiros nas principais universidades do país, como Harvard e MIT, entre os anos de 2017 e 2019. Um dos motivos desse número expressivo de alunos do Prep nas universidades é que elas estão mais concorridas. Nesse período, o número total de brasileiros aprovados para estudar lá caiu 14%.

Além disso, alunos que vêm de famílias com renda superor a R$ 15 mil por mês também estão ocupando mais espaço entre os aprovados. Eles eram 59% do total de aprovados em 2017, e em 2019 representaram 76% desse total. O Prep, que reserva pelo menos metade de suas vagas para estudantes de famílias com renda inferiro a R$ 2 mil, ajuda a amenizar essa desigualdade.

 

Outros dados da pesquisa

Oficiais de admissão das universidades relatam que elas estão mais concorridas porque o número de candidatos cresceu — cada vez mais pessoas do Brasil e de outros países estão tentando conseguir um lugar nas universidades estadunidenses de ponta. Como consequência, o número de brasileiros aprovados para estudar lá caiu 14% entre 2017 e 2019.

E também ficou mais difícil conseguir bolsa de estudos. Em 2017, 51% dos jovens aprovados receberam apoio financeiro, contra 34% em 2020. Por outro lado, segundo as instituições, o valor total do apoio financeiro oferecido não diminuiu.

Para quem pensa em se candidatar, no entanto, há um ponto positivo. A taxa de aprovação das pessoas que enviam suas candidaturas no período de early application continua 15% maior do que entre as que enviam no período regular. Ela também caiu (de 77% em 2017 para 48% em 2020), mas fazer a candidatura com antecedência continua sendo a melhor opção para quem quer estudar nos Estados Unidos.

Se você também tem esse sonho, fique de olho por aqui! As inscrições para a próxima turma do Prep Estudar Fora devem começar ao longo do próximo mês.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia