//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesConheça o CALDO, grupo que reúne as melhores universidades canadenses

Conheça o CALDO, grupo que reúne as melhores universidades canadenses

Priscila Bellini - 16/07/2018
Comentários:

Não é de hoje que as universidades estrangeiras aglutinam-se em associações. A Ivy League, por exemplo, segue esse modelo com instituições dos Estados Unidos. Em geral, grupos do tipo reúnem entidades prestigiadas e com boa colocação em rankings universitários. No Canadá, por sua vez, surgiu um consórcio com algumas das melhores universidades locais, o CALDO.

O significado da sigla já indica quais instituições integram a rede. Em inglês, CALDO serve como abreviação para Consortium of Alberta, Laval, Dalhousie and Ottawa. Em 2011, a iniciativa deu os primeiros passos, coordenando parceria com organizações de fora do Canadá.

Ou seja, o consórcio funcionou como forma de estabelecer mais parcerias e estimular a vinda de estudantes estrangeiros. Com a parceria, o CALDO ofereceria anuidades menores e possibilidades de mobilidade internacional. No Brasil, isso permitiu parcerias com entidades como o CNPq, CAPES e FAPESP.

Hoje em dia, mais do que estabelecer o contato com entidades, o CALDO oferece uma série de recursos a potenciais estudantes. É possível, por exemplo, usar a ferramenta do CALDO para encontrar um orientador. Ou mesmo recorrer ao site do grupo para saber dicas sobre como elaborar um statement of research ou um currículo acadêmico.

Quais universidades fazem parte do CALDO

Inicialmente, o grupo era composto pelas quatro universidades canadenses listadas no nome. Em 2014, entretanto, foi ampliado e incorporou mais seis instituições. Conheça, abaixo, detalhes sobre cada uma delas.

Universidade de Alberta

É a quinta maior universidade focada em pesquisa do Canadá, e não é à toa. Alberta recebe, anualmente, mais de 400 milhões de dólares em funding para projetos em suas 18 faculdades. Um dos destaques fica a cargo do Instituto Nacional de Nanotecnologia, que faz parte da universidade e é um centro de referência no país.

Universidade de Laval

Localizada em Québec, Laval está numa região cuja língua predominante é o francês. Entretanto, oferece cursos também em língua inglesa a seus alunos. Entre seus centros de pesquisa, estão o Institut Québécois des Hautes Études Internationales e o Instituto de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade.

Universidade Dalhousie

Fundada em 1818, hoje a instituição reúne mais de 18 mil alunos em suas dependências, distribuídos por mais de 180 cursos. Entre as áreas prioritárias de Dalhousie, está a de oceanografia e assuntos relacionados. Para ter uma ideia, são mais de 300 estudantes de doutorado nesse campo.

Prédio da Universidade de Ottawa, no Canadá

Universidade de Ottawa

Como o nome sugere, a instituição localiza-se na capital canadense. Hoje, recebe mais de 40 mil estudantes e já alcançou o posto de maior universidade bilíngue do mundo. Ottawa reúne, em um só lugar, investimentos em áreas de tecnologia e a proximidade com organizações e entidades governamentais, por estar na capital. Ou seja, pontos positivos para quem deseja integrar iniciativas como o Centre for International Policy Studies e a School of International Development and Global Studies.

Universidade de Calgary

Também localizada em Alberta, a universidade foi criada em 1966 e é conhecida por engajar os estudantes em diversas atividades voltadas à liderança. E não são poucos alunos, no fim das contas. Ao todo, o número ultrapassa 30 mil, incluindo 6 mil pós-graduandos.

Queen’s University

Antes mesmo de o Canadá alcançar status de país independente, a Queen’s University já existia. Foi fundada em 1841, sob ordens da então Rainha Victoria. Hoje, abriga mais de 25 mil alunos em programas que vão da graduação ao doutorado, e investe pesado em pesquisa. O destaque, no caso de Queen’s, fica para a área de medicina. Para ter uma ideia, trata-se da quarta melhor instituição na área no Canadá.

Universidade de Saskatchewan

Criada em 1907, a universidade localiza-se na cidade de Saskatoon e conta com mais de 20 mil estudantes em seu campus. A entidade apresenta algumas áreas de pesquisa prioritárias, incluindo agricultura, segurança alimentar e estudos sobre energia.

Universidade de Waterloo

A boa fama da instituição em campos de tecnologia não surgiu do dia para a noite. Desde sua fundação, em 1956, desenvolveu programas fortes em áreas como a ciência da computação. Hoje, firma parcerias tanto com indústrias e empresas quanto com outros centros de excelência, como o MIT.

Universidade de Toronto integra o CALDO, grupo de melhores universidades canadenses
Universidade de Toronto integra o CALDO, grupo de melhores universidades canadenses

Universidade de Toronto

A melhor universidade do Canadá tem números impressionantes a apresentar, desde sua criação em 1827. São 18 faculdades, com mais de cem departamentos e, ainda, 170 centros de pesquisa. Toronto também alcançou o pódio entre as mais inovadoras instituições do Canadá e o primeiro lugar para sua business school.

Western University

O foco da instituição são seus 88 programas de pós-graduação. Em especial, em áreas da medicina e pesquisas correlatas, como Neurociência e Biomateriais. Atualmente, a Western recebe alunos de 121 países e conta com mais de 284 mil ex-alunos espalhados pelo mundo todo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados