Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

15.06.15

Toronto: a maior cidade do Canadá é destino atraente de intercâmbio

Toronto: a maior cidade do Canadá é destino atraente de intercâmbio

Educação de excelência, multiculturalismo, segurança... Intercambistas falam quais são os pontos altos da cidade!

Por Carolina Campos

Com uma população de mais de 3 milhões de habitantes, Toronto é a maior cidade do Canadá e a capital de Ontário, a maior província do país. Com instituições de ensino renomadas, a cidade desponta também como um ótimo destino para quem pretende estudar fora.

O ponto alto de Toronto é o multiculturalismo

“O ponto alto de Toronto é o multiculturalismo. Como a  cidade tem muitos imigrantes e uma variedade grande de grupos, a gente acaba se adaptando com mais facilidade. Você conhece gente do mundo inteiro. É fantástico!”, afirma a sergipana Vanessa dos Santos Oliveira, de 35 anos, doutoranda em Historia da África. Ela, que mora há 6 anosno Canadá, conta que Toronto ao mesmo tempo em que tem ar de metrópole e diversas opções culturais, é também muito segura.

A Universidade de Toronto, a principal da cidade, ocupa a 20ª posição no ranking da Times Higher Education (THE) das melhores instituições de ensino superior do mundo. No país, todos os diplomas concedidos pelas universidades são regulados pelo governo e sujeitos a normas de qualidade muito elevadas, garantindo que sejam reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente.

Estudar lá é muito mais barato do que nos Estados Unidos. E, para quem pretende imigrar de vez, o Canadá é uma boa opção já que a população é pequena e o país precisa de mão de obra qualificada

O jornalista Péricles Carvalho, de 26 anos, natural de Goiânia, passou nove meses em Toronto e, assim como Vanessa, considera a cidade um excelente destino para intercâmbio. “Primeiro que estudar lá é muito mais barato do que nos Estados Unidos, por exemplo. E, para quem pretende imigrar de vez, o Canadá é uma boa opção já que a população é pequena e o país precisa de mão de obra qualificada. Então, as chances de permanecer lá após os estudos são grandes”, diz.

Outra faceta interessante dos canadenses é que eles são entusiastas do ar livre, não importa a estação. “Eles sabem aproveitar o clima. No verão, as atividades incluem caminhadas, idas às praias, andar de patins e de bicicleta. No inverno realizam diversas atividades na universidade, brincadeiras na neve e esportes como esqui, patinação no gelo e hóquei”, conta Péricles.

Toronto tem quatro climas muito diferentes. Durante o verão é quente e agradável. O outono é fresco e as temperaturas caem um pouco. O ponto alto são as folhas, que mudam de cor e dão um ar especial à estação. Já o inverno pode ser um desafio para os brasileiros, já que as temperaturas costumam ser muito baixas e a neve, intensa.

Leia também:
40 curiosidades sobre o Canadá
Quatro bolsas de estudo no Canadá
Especial: bolsas de estudos no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas