InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosConcorra a bolsas integrais Rotary de pós-graduação em 6 países

Concorra a bolsas integrais Rotary de pós-graduação em 6 países

Redação do Estudar Fora - 14/02/2023
Comentários:

A associação Rotary International está com inscrições abertas para o programa de fomento estudantil Rotary pela Paz. Para a edição de 2024-25, serão oferecidas bolsas para programas de mestrado e cursos de aperfeiçoamento profissional. 

O programa Rotary pela Paz já formou 1.500 estudantes que, de acordo com a associação, “estão trabalhando em cerca de 115 países na área educacional, policial e governamental, ONGs, instituições de pesquisas, agências pró-paz e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial”.

Leia também: as melhores bolsas com inscrições abertas!

O que são os “Estudos pela Paz”

Os “Estudos da Paz e Conflitos” são um campo que analisa mecanismos de conflitos sociais e identifica comportamentos violentos e não violentos na interação entre pessoas e sociedades.

Um subcampo dessa área são os chamados “Estudos pela Paz”, um esforço interdisciplinar que pretende prevenir e resolver conflitos em escala, em contraste com os estudos da guerra, direcionados à busca de vitória em conflitos.

São duas modalidades de bolsas para Estudos pela Paz:

Bolsas de mestrado em estudos pela paz

São até 50 bolsas integrais para cursos com duração de 15 a 24 meses nas áreas de paz, prevenção e resolução de conflitos nas seguintes instituições: Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill, dos EUA;  International Christian University, do Japão; University of Bradford, da Inglaterra; University of Queensland, da Austrália; e Uppsala University, da Suécia.

Os programas de “estudos pela paz” exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico.

Para se candidatar é preciso:

  • Ser fluente em inglês;
  • Ter concluído a graduação em área relacionada ao mestrado;
  • Demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
  • Demonstrar habilidade de liderança;
  • Ter no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.

Mais informações sobre as bolsas Rotary para mestrado neste link (disponível aqui).

Bolsas de Aperfeiçoamento Profissional

A Rotary Internacional oferece até 40 bolsas para um programa de 3 meses em paz, prevenção e resolução de conflitos. O programa é oferecido na Makerere University em Kampala, na Uganda.

Para este benefício, além dos pré-requisitos necessários ao curso de mestrado, como fluência em inglês e habilidade de liderança, é preciso comprovar cinco anos de experiência profissional na área de promoção da paz e apresentar histórico acadêmico.

Como se inscrever

Todas as candidaturas devem ser enviadas para os escritórios regionais do Rotary até o dia 15 de maio. Então, os escritórios têm até 1 de julho para enviar os indicados ao Rotary Internacional. Nesta página, você consegue ver onde fica o escritório mais próximo do seu endereço. Saiba mais e veja os documentos necessários para sua inscrição

Tanto os mestrados quanto especialização envolvem estudos multidisciplinares em ciência política, geografia, economia, psicologia, sociologia, relações internacionais, história, antropologia, estudos religiosos e estudos de gênero, entre outras disciplinas.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados