//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararComo pedir visto de estudante para a França

Como pedir visto de estudante para a França

Ana Moraes - 11/10/2023
Comentários:

O visto de estudante para a França está disponível em duas categorias, chamadas de court séjour e long séjour. O primeiro é concedido aos casos de viagens que duram até 90 dias; já o segundo vale para períodos maiores que três meses.

Contudo, há uma isenção válida para cidadãos brasileiros que desejam se estabelecer no país europeu por menos de 90 dias. De acordo com uma reportagem da revista Exame feita com base em dados da Unesco, 5.300 estudantes brasileiros realizaram, em 2022, algum tipo de formação acadêmica na França.

Neste post, vamos falar sobre o passo a passo para solicitar o long séjour. Tudo começa no Campus France, que o órgão público francês responsável por acolher estudantes estrangeiros. Continue a leitura para saber sobre documentos necessários, custo, prazos etc!

Documentação e procedimento pré-consular

Como em qualquer procedimento mais burocrático, o primeiro passo para solicitar o visto de estudante para a França é reunir a documentação necessária. A lista inclui itens como comprovante de estadia no país europeu, passaporte, diploma, certificado de proficiência na língua francesa, carta de motivação e foto 3×4 – além, é claro, do formulário de solicitação do próprio visto. 

Leia também: Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Com tudo em mãos, é hora de dar início à etapa chamada de “pré-consular”. O procedimento é exclusivo da categoria de visto para estudante. Os passos desta fase são os seguintes:

  1. Criar o dossiê na plataforma Etudes en France (é aqui que serão anexados os documentos como carta de aceite, período de estudos, certificado de proficiência, diplomas etc)
  2. Preencher o formulário online do Campus France
  3. Enviar o dossiê pré-consular
  4. Pagar a taxa administrativa obrigatória Campus France (atualmente, custa R$ 570)
  5. Agendar a entrevista pré-consular (que costuma ser simples e é realizada costumeiramente em unidades da Aliança Francesa)

E depois das etapas no Campus France?

Após o cumprimento de todas as etapas do procedimento pré-consular, o candidato ao visto deverá fazer a solicitação formal, pessoalmente, em um dos três consulados da França no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília). A unidade será escolhida com base na proximidade com o endereço que o estudante indicou no cadastro anterior no Campus France.

Será preciso agendar uma data para entregar a documentação, sendo que cada consulado tem suas regras próprias de agendamento (que deve ser feito online). Na data agendada, também será necessário cadastrar a biometria e registrar a fotografia.

Quando dar entrada no visto de estudante para a França

O período ideal para dar início à solicitação de visto para estudar na França é de três meses antes da viagem. Este é este o tempo que costuma levar o procedimento completo, desde a fase pré-consular até o pedido pessoalmente. Entretanto, você precisa ter em mente que reunir a documentação toda também faz parte do processo – por isso, o quanto antes a preparação começar, melhor.

Porém, a antecedência é válida somente para levantar os documentos, porque o pedido, em si, não pode ser solicitado tão antes. Também vale considerar que pode haver atrasos pelo não cumprimento do prazo de alguma etapa do pedido.

O prazo para a entrega do visto de estudante costuma ser de dois meses, mas há casos em que o documento sai em três semanas.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados