InícioPós-GraduaçãoErb Institute: o local para quem quer ser especialista em sustentabilidade

Erb Institute: o local para quem quer ser especialista em sustentabilidade

Lecticia Maggi - 30/06/2015
Comentários:

Por Lecticia Maggi

Quem tem interesse em negócios e também meio ambiente e questões ligadas à sustentabilidade empresarial deve conhecer o Erb Institute for Global Sustainable Enterprise, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O Instituto oferece um programa de pós-graduação em que, ao término, os estudantes recebem um duplo diploma: MBA pela Ross School of Business (a escola de Negócios da universidade) e MS (mestrado em Ciências) pela School of Natural Resources and Environment (Escola de Recursos Naturais e Ambiente).

Fundado há menos de 20 anos, o Instituto já é referência em pesquisas sobre sustentabilidade empresarial. A Ross School of Business, casa do Instituto, foi considerada a melhor do mundo para programas nessa área (número 1 no ranking 2013 da Businessweek para programas de business sustainability).

No Erb, os alunos aprendem de forma muito prática, por meio de consultoria, estágios e trabalhos em campo. Hoje, há uma série de projetos concomitantes de responsabilidade deles pelo mundo: 1. Avaliação de programas de certificação de sustentabilidade agrícola no estado de Mato Grosso (Brasil); 2. Projeto para maximizar o valor do café para produtores de Nicarágua; 3. Auxílio a uma empresa de energia em Ruanda na criação de um modelo de iluminação que utiliza energia solar; e 4. Projeto para facilitar o transporte de água potável na Índia.

Sobre a certificação dupla – O curso oferecido pelo Erb é de tempo integral (full time) e mescla aulas na área ne negócios, específicas de um MBA, com estudos da área de ciências e meio ambiente (Mestrado em Ciências). Os alunos estudam tópicos como ecologia, conservação, política e planejamento ambiental e sistemas sustentáveis. O objetivo é que saiam aptos a ajudar a criar empresas mais sustentáveis – e, por consequência, uma sociedade mais sustentável.

Procesos seletivo – O processo de seleção do Erb inclui prova (GRE ou GMAT), exame de proficiência em inglês, análise de currículo escolar e profissional, cartas de recomendação e redações. O Instituto quer formar líderes para lidar com complexos desafios globais na área de sustentabilidade e um de suas estratégias é recrutar estudantes em países emergentes, sendo o Brasil um dos locais de interesse. Acesse o site do ErB e sabia mais 

Assista ao vídeo a seguir (em inglês):

Leia também:
Especial: pós-graduação no exterior
Especial: bolsas de estudos no exterior

*Foto: Erb Institute/ Crédito: divulgação 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados