InícioBolsas de EstudoBolsas integrais para treinamento de jornalismo investigativo nos EUA

Bolsas integrais para treinamento de jornalismo investigativo nos EUA

Gustavo Sumares - 04/08/2020
Comentários:

A organização TRACE International, por meio de sua fundação, está recebendo inscrições para o programa TRACE Investigative Reporting Fellowship. Trata-se de um programa de  bolsas integrais para jornalistas em um treinamento sobre jornalismo investigativo, nos Estados Unidos, com seis meses de duração. As inscrições vão até 16 de setembro!

O programa tem seis meses de duração ao todo. Ele começa com seminários de orientação e treinamento na Missouri School of Journalism, sobre temas como ética, escrita, edição, reportagem multimídia e jornalismo de dados. Na sequência, aloca os participantes em redações de grandes veículos de mídia dos EUA por cinco meses. Para encerrar, há um encontro entre todos os participantes em Washington para compartilhar experiências.

As bolsas cobrem totalmente os custos desse programa e os custos de viagem dos participantes (tanto de seus países de origem até os EUA como dentro do país). Além disso, elas também contemplam seguro de saúde e um valor mensal para “despesas de vida básicas”. Mesmo assim, a organização ainda recomenda que os participantes levem um pouco de dinheiro adicional.

Quem pode se inscrever?

Jornalistas em início de carreira de qualquer país em desenvolvimento (categoria na qual o Brasil se inclui) são elegíveis para as bolsas. Idealmente, o candidato deve ter entre 25 e 35 anos de idade e pelo menos três anos de experiência profissional como jornalista em veículos impressos, online, rádio ou TV.

Além disso, jornalistas que estiverem empregados regularmente em uma redação devem elaborar um plano de compartilhamento de conhecimento. Mais especificamente, ao longo do programa, deverão criar um plano de treinamento que implementarão em suas respectivas redações, no final de seus estudos, para compartilhar com seus colegas o que aprenderam.

Como concorrer às bolsas integrais para jornalistas

Para se inscrever às bolsas, é necessário providenciar os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura preenchido totalmente;
  • CV em inglês de no máximo duas páginas;
  • Dois essays em inglês com 400 a 800 palavras:
    • Um Professional Statement, descrevendo sua experiência, planos e objetivos de carreira, e explicando como pretende compartilhar com seus colegas o conhecimento adquirido ao longo do programa, e
    • Um Individual Fellowship Goals, um texto listando as metas específicas que você gostaria de atingir caso fosse selecionado para a oportunidade;
  • Duas cartas de recomendação (permite-se uma carta adicional além das duas obrigatórias);
  • Links para pelo menos quatro trabalhos seus, com traduções para inglês. Editores podem enviar trabalhos editados por eles, comentando qual foi seu papel na edição. No caso de reportagens em vídeo, a tradução pode ser feita em texto mesmo;
  • Uma foto 3×4 tirada nos últimos seis meses;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia de algum documento que comprove que o candidato trabalha como jornalista.

Os documentos devem ser enviados por e-mail para o endereço [email protected], e o assunto da mensagem deve ser TRACE Fellowship Application AFPP. As inscrições devem ser enviadas até 16 de setembro!

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados