Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

08.07.13

O que é esperado em um essay

O que é esperado em um essay

Confira as dicas do The Princeton Review sobre como escrever um bom essay em seu processo de admissão para uma graduação fora

Os essays são uma das partes mais importantes em um processo de admissão para graduação no exterior. Confira a matéria do The Princeton Review, uma das principais publicações americanas sobre orientação para o processo de admissão em universidades, e conheça a mecânica de um essay

A maioria das faculdades mais seletivas exigem que você envie um essay ou personal statementPode parecer uma tarefa árdua, e certamente você terá uma quantidade grande de trabalho nessa parte. Mas é também uma oportunidade única que pode fazer a diferença no momento da sua seleção. Os comitês de admissão colocam mais peso sim em seu histórico escolar e nos seus resultados nos exames de admissão. No entanto, as universidades mais seletivas recebem applications de vários bons alunos com resultados e notas semelhantes.Então eles usam o seu essay (juntamente com suas cartas de recomendação e atividades extracurriculares) para descobrir o que te diferencia dos outros candidatos que são também talentosos.

Contando a sua história: Então, o que te diferencia? Você tem interesses, personalidade e uma experiência única. Esta é a sua chance de contar a sua história (ou pelo menos parte dela).A melhor maneira de contar a sua história é escrevendo uma redação que seja pessoal e sobre algo que tenha significado para você. Seja honesto e genuíno, e suas qualidades únicas irão aparecer.

Os admissions officers tem que ler um número inacreditável de essays, a maioria dos quais são banais e não marcantes. Muitos estudantes tentam fazer parecer que são inteligentes, em vez de apenas serem eles mesmos. Outros escrevem sobre assuntos que eles não se preocupam muito, mas que acham que irão impressionar os admissions officers.

Você não precisa ter começado uma empresa ou descoberto um templo maia perdido. As faculdades estão simplesmente à procura de alunos atenciosos e motivados, que irão acrescentar algo para a turma de calouros.

A mecânica de um essay para a universidade: Escreva sobre algo que é importante para você. Pode ser sobre uma experiência, uma pessoa, um livro, qualquer coisa que tenha impactado a sua vida.

Não faça apenas uma narração! Qualquer pessoa pode escrever sobre como ganhou um grande jogo, ou sobre o tempo que passou em Roma, por exemplo. Ao falar sobre as suas experiências, você precisa falar mais que simplesmente como aconteceu. Descreva o que você aprendeu com a experiência e como isso mudou você.

Ser engraçado em um essay é difícil. Um estudante que consegue fazer um admissions officer rir nunca se perde. Mas cuidado. O que você acha que é engraçado e o que um adulto que trabalha em uma faculdade acha que é engraçado é provavelmente diferente. Alertamos contra colocar versinhos, frases de internet e piadinhas.

Comece cedo e faça vários rascunhos. Deixe-os de lado por alguns dias e os retome para ler novamente. Coloque-se no lugar de um admissions officer e se pergunte: esse essay é interessante? Ele está escrito com lógica? Ele revela algo sobre o candidato? Está escrito na própria voz do candidato?

O que você escreve em seu essay ou em seu personal statement não deve contradizer nenhuma outra parte do seu application, e também não deve repetir algo já dito. Este não é o lugar para colocar a sua lista de premiações ganhas ou discutir as suas qualidades e os resultados dos exames.

Responda a pergunta que está sendo feita. Não reutilize uma resposta de um application para outra universidade, mesmo que a pergunta seja semelhante.

Tenha pelo menos uma outra pessoa para editar o seu essay, um professor ou um counselor são os mais indicados. E antes de enviá-lo, revise, revise de novo, e revise mais uma vez para ter certeza que o seu essay não contém erros de ortografia ou gramática.

Confira a matéria original (em inglês) AQUI

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas