InícioBolsas de EstudoBolsas integrais para mestrado em ciências na Rússia

Bolsas integrais para mestrado em ciências na Rússia

Gustavo Sumares - 22/06/2020
Comentários:

O Skolkovo Institute of Science and Technology, popularmente conhecido como “Skoltech“, está oferecendo bolsas integrais para mestrado na Rússia a estudantes internacionais. Localizado perto de Moscou e fundado com colaboração do MIT, ele é voltado para as áreas de ciências exatas e biológicas, e ministra suas aulas em inglês. As inscrições vão até 16 de julho.

Os estudantes selecionados poderão fazer seu mestrado científico (M.Sc., na sigla em inglês, uma modalidade parecida com o mestrado strictu sensu no Brasil) sem pagar taxas da universidade. Além disso, são elegíveis a apoio financeiro a partir de 40 mil rublos russos por mês (equivalentes a cerca de R$ 3.000 na cotação atual) e também receberão seguro de saúde gratuito durante os estudos.

Como concorrer às bolsas integrais para mestrado na Rússia

São elegíveis para as bolsas estudantes que estiverem no último ano da graduação ou que já tenham concluído a graduação em uma das seguintes áreas: matemática, ciências puras ou aplicadas, física, química, biologia ou áreas relacionadas.

Também é necessário ter proficiência em inglês, comprovada por meio de notas de no mínimo 80 (no TOEFL iBT), 450 (no TOEFL ITP) ou 6 (no IELTS). As aulãs são ministradas em inglês, e por isso “não serão feitas exceções a essa política e apenas as pontuações do TOEFL e do IELTS serão aceitas”, de acordo com a universidade.

A lista de programas de mestrado oferecidos pela universidade pode ser vista aqui, e a candidatura às bolsas pode ser feita por meio deste link. Para se candidatar, será necessário enviar os seguintes documentos:

Se você tiver feito o GRE e tirado uma boa nota, a universidade afirma que enviá-lo pode “melhorar sua candidatura”. Mas se você não fez o exame, a nota da prova não é necessária para se candidatar. Certificados ou prêmios que o candidato tiver recebido também podem ser enviados da mesma maneira.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho. A instituição oferece também um guia de candidatura que pode ser acessado clicando aqui. Outras etapas do processo de seleção envolverão uma prova online e entrevista. As aulas estão previstas para começar em agosto.

E o coronavírus?

A Skoltech tem uma página dedicada às medidas que está tomando para evitar a disseminação da COVID-19. Entre elas estão a suspensão de todas as aulas presenciais até setembro, e a restrição de viagens (domésticas e internacionais) até o mesmo período.

Isso significa que estudantes aprovados terão pelo menos um mês de atividades remotas antes do início das aulas. A universidade estima, no entanto, que as atividades presenciais deverão recomeçar em 1 de setembro (respeitando ainda medidas de distanciamento social), e viagens voltarão a ser permitidas.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados