InícioPós-GraduaçãoBolsa para Mestrado em Direito nos Estados Unidos

Bolsa para Mestrado em Direito nos Estados Unidos

Lecticia Maggi - 09/05/2016
Comentários:

A Organização dos Estados Americanos (OEA) está oferecendo bolsas de estudos para o Mestrado em Direito da Universidade de Siracusa, em Nova York, nos Estados Unidos. As inscrições são feitas online e estão abertas até o dia 15/5.

O programa tem duração de um ano e tem início em agosto de 2016. Também existe a possibilidade de início do curso em janeiro de 2017 – neste caso, as inscrições para o programa e para a bolsa devem ser feitas até outubro de 2016.

As bolsas oferecidas cobrem 50% da anuidade para o programa – um desconto de aproximadamente 25 mil dólares americanos. Os melhores colocados também podem concorrer a uma ajuda de instalação, paga uma vez no início do programa.

Entre os pré-requisitos para a candidatura, estão possuir uma graduação em direito e/ou permissão para o exercício da profissão em algum país-membro da OEA; apresentar comprovante de proficiência em inglês e comprovar condições financeiras para se manter no país durante a duração do programa (comprovação necessária para obtenção do visto).

Para se candidatar, é preciso primeiramente se inscrever para o LL.M. da Universidade de Siracusa, através do site da instituição. Para isto, deve-se enviar por e-mail comprovante de proficiência, histórico acadêmico, currículo, duas cartas de recomendação e uma carta de motivação. Detalhes sobre a documentação podem ser conferidos no formulário de inscrição. As inscrições devem ser feitas até 15 de maio.

Uma vez inscrito para o programa na Universidade de Siracusa, é necessário candidatar-se à bolsa através do sistema online da OEA – enviando, novamente, currículo profissional, histórico acadêmico, comprovação de proficiência em inglês, duas cartas de recomendação, além da carta de aceite da Universidade de Siracusa. As inscrições para a bolsa podem ser feitas até 31 de maioconfira outros detalhes sobre a documentação no edital da bolsa.

Candidatos que não apresentarem o nível mínimo exigido de proficiência em inglês também podem participar do programa intensivo de treinamento em inglês, que acontecerá antes do início do LL.M. O Instituto também oferece um curso de “Inglês Jurídico” com a duração de 6 semanas antes do início do Mestrado.

O Programa de LL.M da Universidade de Siracusa tem duração de dois semestres e, nele, os estudantes aprenderão sobre os fundamentos do sistema legal americano, e poderão especializar-se em uma diversidade de áreas, como direito empresarial, direitos humanos, lei de propriedade intelectual, entre outros. Também é possível aprofundar seus estudos no sistema legal americano a fim de prestar o Bar Examination – equivalente americano do Exame da Ordem, que possibilita ao estudante exercer a profissão nos Estados Unidos.

 

* Foto: Dineen Hall, na Escola de Direito da Universidade de Siracusa / Crédito: Divulgação

 

Leia também:
LL.M.: é melhor fazer logo após a faculdade ou alguns anos depois?
Por que fazer um LL.M.?
Tudo o que você precisa saber para estudar Direito no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados