//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoO que as aulas em universidades americanas têm de tão diferente?

O que as aulas em universidades americanas têm de tão diferente?

Lecticia Maggi - 09/05/2016
Comentários:

Você já se perguntou por que as universidades americanas estão sempre entre as melhores do mundo em rankings internacionais? Naturalmente, é um ciclo: sendo muito boas, elas atraem muitos bons estudantes e professores; reunindo em suas salas e corredores as melhores cabeças, elas aumentam ainda mais sua qualidade.

Além disso, porém, outro diferencial das universidades americanas é o formato das aulas. A “fórmula mágica” inclui liberdade para que o aluno monte seu currículo, uma ampla gama de disciplinas complementares, pouca carga horária em sala de aula e muita atividade de preparação em casa.

“Fiz aulas de psicologia, de línguas, de programação e até de chinês. Tentei explorar campos diferentes”, explica Alain Philipe, que formou-se em Economia na Universidade de Duke. Já Pedro Mendonça, que foi a Yale, explica que teve aulas com mais de 400 pessoas na sala e outras com 5 pessoas. “Cada professor tem um jeito diferente, o que te faz testar mil jeitos de estudar diferentes”, comenta.

Confira abaixo o que estudantes de universidades que estão entre as top 20 dos Estados Unidos contam sobre a sua experiência em sala de aula:

Pedro Mendonça, estudou em Yale

Alain Philipe, estudou em Duke

Daniela Felippe, estuda na Universidade de Notre Dame

Matheus Tomoto, estudou na Universidade de Purdue

 

Leia também:
Estudante conta como são as aulas do MBA na Harvard Business School
EUA: descubra como são as aulas de uma faculdade de artes liberais
Hyper Island: uma inovadora escola sem aulas

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados