//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoIdiomas3 aplicativos e sites gratuitos para conversar em inglês e outras línguas...

3 aplicativos e sites gratuitos para conversar em inglês e outras línguas com nativos

Mariane Roccelo - 24/04/2023
Comentários:

Durante o aprendizado de um idioma novo, alcançar o nível de fluência que deixa o falante suficientemente confortável e autoconfiante para se expressar com tranquilidade é uma das etapas mais desafiadoras. Muitos estudantes conseguem ler e até entender bem pessoas falando ou escrevendo na língua que está aprendendo, mas travam quando chega a hora de conversar com outros falantes e colocar tudo aquilo que estudou em prática.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Quem fica assim em momentos como esse pode se sentir acolhido – praticamente todo mundo que aprende um idioma passa por essa etapa, que não é das mais confortáveis. Até pode existir uma ou outra pessoa que teve contato com falantes nativos de inglês ou outras línguas em viagens durante a infância e adolescência, mas essa não é a realidade da maioria dos brasileiros.

A boa notícia é que é possível praticar uma língua estrangeira através de aplicativos voltados para estudantes de idiomas, sem ter que sair de casa. A seguir, selecionamos os apps mais utilizados por estudantes que estão treinando a fluência em um segundo idioma.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Caso você esteja estudanto inglês, o texto Como aprender e falar inglês online e de graça – do zero à fluência (disponível aqui) oferece uma série de dicas de aprendizagem voltadas para cada etapa dos estudos: iniciante, intermediário e avançado.

Como os aplicativos funcionam

A ideia de praticamente todos os aplicativos que aparecerão nesta lista é: troca de conhecimentos e prática entre estudantes que falam duas línguas diferentes e podem praticar os idiomas entre si. Ou seja, se você está aprendendo inglês, o programa te encaminhará para falantes nativos em inglês, paralelamente, você poderá ajudar quem está aprendendo português. A forma como essa troca acontece pode variar entre os aplicativos – variedade que permite encontrar um que se encaixe melhor com suas preferências.

1. My Language Exchange – site

O My Language Exchange liga dois estudantes que estão aprendendo o idioma nativo um do outro. O sistema usa o que eles chamam de “método Cormier de troca de idiomas”, que consiste em unir pequenos grupos mistos de falantes nativos de dois idiomas, dividindo o tempo de prática metade em uma língua e a outra metade na outra. Esses grupos realizam atividades estruturadas que passam por todas as áreas importantes para exercitar o estudo da linguagem, como vocabulário, pronúncia e compreensão auditiva.

Link para o My Language Exchange disponível aqui.

2. SpeakingPal – aplicativo

O SpeakingPal é uma ótima opção para estudantes mais introvertidos. Nele, o usuário dialoga em inglês com um personagem de vídeo e tem a disposição um sistema que consegue avaliar a pronúncia das palavras, permite comparar sua pronúncia com a de um falante nativo, praticar através de diálogos automáticos baseados em tópicos, além de uma série de exercícios para treinar audição.

Disponível para Android e iOS
Tamanho: 36 MB

3. HiLokal – aplicativo

Um pouco mais simples se comparado com o My Language Exchange, o HiLokal se estrutura em algumas atividades que pretendem abrir espaços de interação entre os estudantes e melhorar aspectos da pronúncia e conhecimentos gramaticais. Este aplicativo oferece opções de salas de bate papo instantâneas com opção de áudio, acessar aulas gratuitas de professores locais e um sistema de voz que corrige a pronúncia das palavras.

Caso essa sistema de aprendizado seja do seu gosto, é possível testar outras opções parecidas com o HiLokal, como o HelloTalk e o HiNative.

Disponível para Android e iOS
Tamanho: 54 MB

Cursos gratuitos para estudar para provas de proficiência em inglês

O TOEFL é uma prova que avalia, além do nível de inglês, o quanto o candidato está familiarizado com o formato do exame. Pensando nisso, o Estudar Fora lançou o curso Preparatório TOEFL, com objetivo de auxiliar os estudantes a entenderem a estrutura da prova, além de abordar possíveis em estratégias para responder cada uma das seções. Leia mais sobre o curso no link (disponível aqui).

Caso você esteja escolhendo qual idioma estudar, acesse nossas páginas com dicas para outras línguas:

9 dicas para estudar idiomas em casa
Como aprender inglês online e de graça;
Como aprender idiomas de graça com o Duolingo
Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência;
Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência;
Os melhores cursos e apps para aprender alemão online de graça.
Preparação para o TOEFL: conheça simulados e ferramentas gratuitas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados