InícioBolsas de EstudoInscrições abertas para as bolsas Chevening, do Reino Unido

Inscrições abertas para as bolsas Chevening, do Reino Unido

Lecticia Maggi - 08/08/2016
Comentários:

Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições para o programa de bolsas Chevening, que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil. Em geral, as bolsas são para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). O edital que está aberto agora possibilitará ao aprovado iniciar seu curso em setembro de 2017.

Atenção: Esta matéria é referente à edição que encerrou sua candidatura em 2016. Para as bolsas Chevening 2018/2019, que estão com inscrições abertas até novembro de 2017, confira este link.

O programa abrange praticamente todas as áreas do conhecimento. Confira a lista de instituições parceiras do Chevening para o Brasil e tire suas dúvidas sobre o processo de candidatura.

Para se candidatar, é preciso demonstrar excelência acadêmica, potencial de liderança e de ser um formador de opinião. Outras características esperadas de um bolsista são:

# Ser formado há até 10 anos (é o que eles chamam de mid-career),
# Ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não-remunerado);
# Desejar retornar ao Brasil após concluir os estudos para utilizar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
# Possuir um histórico profissional de excelência e conquistas
# Possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem.

O processo seletivo tem apenas duas fases: na primeira, que encerra inscrições em novembro, o candidato envia a documentação exigida e as cartas de recomendação. Na segunda, os selecionados são convidado para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico. Para ser elegível, o candidato também precisa aplicar-se a três cursos diferentes de mestrado no Reino Unido e receber ao menos uma oferta incondicional até 13 de julho de 2017, bem como atender a exigência mínima de proficiência em inglês.

As bolsas de estudo Chevening cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade de até £ 13.000, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal de dinheiro para as despesas pessoais do aluno.

Acesse o site do programa Chevening e saiba mais

 

Veja abaixo como funciona a candidatura para uma pós-graduação no Reino Unido:

 

Leia também:
Bolsista dá dicas sobre a candidatura para o programa Chevening, do Reino Unido
5 passos para estudar no Reino Unido
BREXIT: O que muda para quem deseja estudar no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados