//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas para atletas: a porta de entrada para o sucesso acadêmico e...

Bolsas para atletas: a porta de entrada para o sucesso acadêmico e esportivo

Lecticia Maggi - 23/03/2015
Comentários:

Por Carolina Campos

Se você ama esportes e sonha em estudar fora, provavelmente, já se imaginou jogando nos melhores times da NBA ou marcando o touchdown que garantiu a vitória do seu time. Portanto, se você deseja entrar em uma universidade norte-americana por mérito esportivo, este texto é para você.

Quem quiser ingressar em uma universidade americana por mérito esportivo, deve começar a se preparar no início do 2º ano do ensino médio

“A primeira coisa que o aluno deve saber é que nos EUA existem as chamadas divisions, ou seja, as universidades são separadas em três divisões, sendo que as melhores estão na primeira divisão”, explica Marta Bidoli, country coordinator do EducationUSA no Brasil, instituição que já ajudou diversos atletas a ingressar em universidades norte-americanas.

Isso significa que as universidades da primeira divisão normalmente oferecem bolsas integrais, enquanto que as universidades da segunda divisão tendem a oferecer bolsas pequenas, parciais; e as universidades da terceira divisão, por sua vez, praticamente não oferecem nenhum tipo de apoio financeiro para o aluno atleta.

Outro dado relevante é que, nos EUA, quem estabelece os rankings das melhores instituições para atletas é a NCAA. Em 2015, por exemplo, as três universidades que estão no topo são  University of Kentucky, University of Wisconsin-Madison e Duke, todas integrantes da primeira divisão.

Marta explica que em tais escolas o processo seletivo é semelhante ao das demais instituições, ou seja, é preciso realizar provas (SAT ou ACT), exame de proficiência em inglês (em geral, o TOEFL), ter boas notas na escola, enviar redações (essays) e cartas de recomendação. No entanto, no caso de atletas, também é importante que o aluno envie um vídeo com seus melhores momentos (ou com uma partida inteira), além das estatísticas de aproveitamento e do contato do técnico no Brasil, especialmente se ele falar inglês. “O processo é trabalhoso. Por isso, quem quiser ingressar em uma universidade americana por mérito esportivo, deve começar a se preparar no início do 2º ano do ensino médio”, sugere Marta.

A performance esportiva pode apenas induzir a instituição a convidar o aluno para ingressar em seus quadros, mas a admissão está muito mais relacionada ao mérito acadêmico

Atenção: engana-se quem acredita que um bom desempenho dentro de campo pode compensar eventuais “falhas” nas salas de aulas. “A performance esportiva pode apenas induzir a instituição a convidar o aluno para ingressar em seus quadros, mas a admissão está muito mais relacionada ao mérito acadêmico”, afirma a especialista.

Vale lembrar que as bolsas de estudo para atletas são oferecidas, de forma geral, somente pelas universidades. Outras instituições – como Fundação Lemann, Fundação Estudar, etc – não oferecem esse tipo de auxílio. Mas não se deixe abater pela oferta menor. O site US News listou quatro dicas valiosas para você conseguir uma bolsa por mérito esportivo:

1. Compreenda de forma detalhada as várias ligas e divisões esportivas dos colleges: além da NCAA, que possui suas divisões e regras próprias, vale a pena também olhar outras duas instituições – a National Association of Intecollegiate Athletics e a National Junior College Athletic Association.

2. Determine seus objetivos acadêmicos antes de começar a sua pesquisa: como já foi dito antes, o que vai determinar a sua aprovação não é exclusivamente a sua performance esportiva, mas sobretudo a acadêmica.

3. Seja realista quanto à sua performance esportiva: converse com seu treinador e escute a opinião dele em relação ao seu desempenho. Não se iluda. Além disso, é importante saber se ele tem conexões nos EUA que possam te ajudar. Toda ajuda é bem-vinda!

4. É importante que você saiba em detalhes como é o processo de admissão de cada universidade para a qual pretende aplicar e onde ela se encontra listada naquele determinado esporte.

Leia também:
Universidade dos EUA oferece 20 bolsas para jogadores de League of Legends
Guia para quem sonha em estudar na Universidade Harvard
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados