InícioGraduação15 temas inusitados de redação pedidos por universidades estrangeiras

15 temas inusitados de redação pedidos por universidades estrangeiras

Lecticia Maggi - 15/12/2015
Comentários:

Redações, as chamadas essays, são importantíssimas no processo de seleção para cursos de graduação e pós fora do Brasil. Nessa etapa, os candidatos têm a oportunidade de mostrar quem eles são para além do histórico escolar e das notas nas provas padronizadas (SAT/ACT ou GRE/GMAT).

Leia a redação que ajudou jovem a ser aceito em Harvard e Stanford

Algumas universidades resolvem também testar a criatividade dos alunos. O site BuzzFeed compilou 15 propostas inusitadas de redações pedidas por universidades dos Estados Unidos no processo seletivo deste ano. Veja a seguir:

1. Hashtags são uma tendência mundial. Dê-nos uma hashtag que você gostaria que fosse tendência. #__________________ Por quê?” – Proposta da Universidade Wake Forest.

2. A ciência e sociedade estão cheias de regras, teorias e leis… No beisebol, três strikes e você está fora. Uma luz verde em uma estrada significa “ir.” Escolha qualquer lei e explique o significado dela para você. – Proposta da Universidade Tufts.

3. Quando você encontra alguém pela primeira vez, o que você gostaria que essa pessoa soubesse sobre você, mas geralmente não conta? – Proposta da Dartmouth College.

4. Identifique um post recente no Facebook, um Tweet, texto, foto no Instagram, Snap, blog, ou WeChat seu. O que ele revela sobre você? – Proposta da Universidade Notre Dame.

5. Há 27 emendas à Constituição dos EUA. Qual deveria ser a 28ª? – Universidade da Carolina do Norte.

6. Você pode fazer de novo qualquer coisa na sua vida. O que você faria de novo e por que? – Proposta da Universidade da Carolina do Norte.

7. “Rerhceseras say it’s siltl plisbsoe to raed txet wtih olny the frist and lsat ltteres in palce. This is beaucse the hamun mnid can fnid oderr in dorsdier. (Pesquisas dizem que é possível ler um texto com apenas a primeira e a última letra no lugar certo. Isso acontece porque a mente tentar encontrar ordem na desordem). Dê-nos o seu melhor exemplo de encontrar ordem na desordem. – Proposta da Universidade de Chicago.

8. Laranja é o novo preto, cinqüenta é o novo trinta, a comédia é o novo rock ‘n’ roll, _____ é o novo ______. O que é novo, o que está ultrapassado e por que está sendo substituído? – Proposta da Universidade de Chicago.

9. Imagine que você acabou de concluir sua visita à Universidade de Lehigh. O que você escreveria no Twitter sobre nós e por quê? – Proposta da Universidade de Lehigh

10. Todos nós já ouvimos o ditado: “o riso é o melhor remédio.” Reconte um momento em que algo realmente te fez rir. – Proposta do Smith College.

11. Santo Agostinho disse: ‘Senhor, deixa-me conhecer-me, deixe-me conhecer você”. Descreva um relacionamento que ajudou você a se conhecer melhor. – Universidade Villanova.

12. Imagine-se em uma aula na Williams. De qualquer pessoa no mundo, quem você escolheria para ser o outro aluno da turma, e por quê? – Proposta do Williams College.

13. Carlos Ruiz Zafon escreveu em The Shadow Of The Wind: “cada livro, cada volume que você vê aqui, tem uma alma. A alma da pessoa que o escreveu e daquelas que estão lendo, vivendo e sonhando com ele… “. Que livro você recomendaria? – Proposta da Bennington College.

14. A Faculdade Carleton é “empoderada” por turbinas eólicas. O que te dá poder? – Proposta da Carleton College.

15. A ativista adolescente e prêmio Nobel da Paz 2014, Malala Yousafzai, disse: “Eu levanto a minha voz não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos”. Para quem você já levantou sua voz? – Proposta da Universidade da Carolina do Norte.

Leia também:
10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior
Leia a redação que ajudou jovem a ser aprovada em 9 universidades dos EUA
Leia a redação de jovem aprovado em todas as universidades da Ivy League

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados