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O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

02.11.15

10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior

10 dicas de redação em inglês para quem quer estudar no exterior

Essays são importantíssimas no processo de seleção para cursos de graduação e pós fora do Brasil. Especialista dá dicas para você se destacar!

Por Lígia Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto
Editado por Claudia Gasparini, de EXAME.com

Se você quer fazer um curso numa universidade estrangeira, é provável que tenha que apresentar essays. São redações que os candidatos têm de escrever como parte do processo seletivo (application) para estudar no exterior.

Uma das redações é a carta de motivação ou personal statement. Trata-se de um texto muito pessoal, escrito em inglês pelo estudante sobre algum tema escolhido por ele ou pela universidade.

As universidades mais seletivas recebem candidaturas de vários bons alunos com resultados e notas semelhantes. Então, elas usam o essay, juntamente com recommendation letters (cartas de recomendação) e extracurricular activities (atividades extracurriculares) para descobrir o que diferencia os candidatos talentosos.

É fundamental começar a escrever com bastante antecedência. Se você chegar perto demais da deadline (data limite) para inscrição no processo seletivo, a qualidade do seu texto pode sofrer.

Vamos a mais dicas?

1) Lembre-se de que o primeiro passo é fazer um brainstorming. Iniciar o essay pode ser a parte mais difícil de todo o processo. Então escreva tudo, sem julgamento inicial, sobre sua personalidade e defina seus pontos fortes. Seja específico;

2) Considere as seguintes sugestões para o texto:

a) O que o diferencia? Você tem interesses, personalidade e uma experiência única. Esta é a chance de contar a sua história (ou pelo menos parte dela);

b) Descreva um personagem fictício, uma figura histórica ou um artista que tenha grande influência em sua vida e descreva de que forma ela o afeta;

c) Descreva uma experiência na sua vida que ilustre como você pode ajudar na diversidade da comunidade universitária;

d) Escreva sobre algo que é importante para você. Pode ser sobre uma experiência, uma pessoa, um livro, qualquer coisa que tenha impactado a sua vida;

e) Não faça apenas uma narração. Ao falar sobre suas experiências, é fundamental descrever o que você aprendeu com ela;

3) Deixe o seu primeiro rascunho “rolar”. Serão necessários vários testes até se chegar ao resultado desejado;

4) Desenvolva o seu texto em três partes:

a) Introduction (Introdução): um parágrafo que introduz seu essay

b) Body (Corpo): vários parágrafos explicando a ideia principal com exemplos

c) Conclusion (Conclusão): um parágrafo que resume e conclui o essay e mostra claramente por que você deve ser escolhido

5) Seja criativo na forma como apresenta os fatos, use recursos de linguagem, fuja do padrão, do texto formatado. Não invente e nem dê respostas baseadas nos vários guias que são facilmente encontrados por aí. Autenticidade é um diferencial;

6) Peça feedback. Mostre seu rascunho para a família, amigos e professores. Pergunte se ele faz sentido e se o que está escrito se parece com você. Considere as opiniões de todas as pessoas e faça alterações. No entanto, o texto tem de ser de sua autoria. Leia atentamente depois de fazer os ajustes sugeridos;

7) Tente, sempre que possível, começar as sentenças em primeira pessoa do singular (Eu);

8) Demonstre seu interesse pela área que deseja estudar. Você não precisa saber tudo sobre ela, afinal, é exatamente para aprender que você quer ser admitido;

9) Relate apenas as experiências de trabalho que sejam relevantes à sua área de estudo;

10) Qualidade é melhor que quantidade. Use sentenças curtas e objetivas. As desnecessariamente longas podem entendiar os avaliadores. Não seja repetitivo. Cite aprendizados apenas um vez. Um exemplo bem dado é suficiente.

Erros a evitar

Para finalizar, vale tomar muito cuidado com os seguintes tópicos gramaticais:

1) Verbos make e do. Eles são muito usados para falar de nossas experiências e aprendizados. Veja mais sobre a diferença entre eles

2) Falsos cognatos, ou seja, palavras em inglês e português que se parecem na grafia, mas que têm significados diferentes. Um verbo que aparece em essays é o intend (pretender), que não pode ser confundido com pretend (fingir). Descubra mais sobre o tema

3) Tempos verbais, principalmente porque você descreverá fatos que já ocorreram e usará muitos verbos no passado.

4) Concordância entre sujeito e verbo, em especial quando estão separados.

5) Verbos usados como sujeitos nas frases têm de estar no gerúndio. No exemplo “Learning something new is not scary”, learning é sujeito para o verbo is. Em português, o verbo fica no infinitivo.

6) Preposições. Não se esqueça de que os verbos após preposições precisam ser usados no gerúndio. Algumas que podem ser necessárias em essays e comumente aplicadas indevidamente:

To be responsible for
To look forward to
To learn from
To focus on
Independent of
To depend on

Quer treinar mais? Veja um bom exercício de preposições em inglês e 6 casos em que a preposição altera o significado em inglês

Este texto foi originalmente publicado em EXAME.com

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